Acontece até esta quinta-feira, em Salvador, mais uma etapa do estudo nacional sobre segurança pública, que reúne mulheres de sete cidades brasileiras. O encontro “Mulheres – Diálogos sobre Segurança Pública” foi apresentado hoje, na capital baiana, pela subsecretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves.
O estudo, inédito no Brasil, vai identificar a visão das mulheres e suas propostas para o enfrentamento da violência urbana como um todo, pois parte-se do pressuposto de que existem pontos de intersecção entre a violência urbana e a violência doméstica, muitas vezes fruto da exclusão social. O Conversa de Menina anunciou o projeto em abril passado, no post Voz para as mulheres (confira aqui).
A intenção do estudo é aproveitar a conversa em grupo para, a partir deste diálogo, retirar propostas concretas de combate às diversas formas de violência. Trinta mulheres participam do encontro, todas atuantes em esferas as mais diferenciadas da sociedade, de trabalhadoras domésticas a profissionais liberais.
Salvador é a quarta cidade a sediar o encontro. O estudo acontecerá também em Belém e Canoas. Mulheres de Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo já participaram da iniciativa.
Elaborado pela consultora Nádia Rebouças, o estudo utiliza a metodologia de diálogo do físico David Bohm para facilitar o trabalho dos grupos regionais. Nos encontros, a consultora e sua equipe direcionam as participantes para a reflexão e debate sobre segurança pública, no primeiro dia; e para a criação de uma visão de futuro e propostas de soluções, no segundo dia.
Os encontros são acompanhados por um grupo de especialistas (psicólogos, filósofos, sociólogos, antropólogos), coordenados pelo professor João Trajano e são registrados em fotos e gravados em vídeo.
“Mulheres – Diálogos sobre Segurança Pública” conta com o apoio de três agências das Organizações das Nações Unidas: Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A iniciativa também está vinculada ao Programa Regional “Cidades Seguras”, conduzido pelo Unifem/ONU.
Serviço:
Mulheres – Diálogos sobre Segurança Pública
Quando: Quarta e quinta-feiras, dias 3 e 4/06
Local: Hotel Tropical Bahia (Av. Sete de Setembro, 1537 – Campo Grande – 71. 2105-2000)
=====================
Leia o que já escrevemos sobre violência contra a mulher:
>>Violência no namoro, vale a pena continuar?
>>Mulher fruta: é para chupar e cuspir o bagaço