*Texto e teste feitos por Andreia Santana
Por indicação da dermatologista com quem trato a acne ultimamente (mudei de médica há três meses e gosto bastante da atual), adotei esses dois produtinhos de cuidados diários que, após um mês de uso, trago para vocês minhas impressões. Não são lançamentos e nem novidades da cosmetologia de tratamento, mas costumam ser adotados por muitos profissionais, devido a confiabilidade do laboratório fabricante e também pela performance dos produtos. Inclusive, não sou a única a ter feito um test drive sobre o Anthelius AC 40 ou o Effaclar Gel Moussant – ambos LaRoche-Posay -, mas, creio que não custa nada dividir com vocês minha experiência. Quanto mais opiniões sobre determinado cosmético, melhor. Ao menos, sempre pesquiso muito antes de investir.
Como já disse em outras ocasiões, minha pele do rosto é oleosa e tenho acne também, que se concentra apenas nas duas faces. Não é um grau daqueles graves que deixam cicatrizes profundas ou exige tratamento severo, é a chamada acne vulgar e só surgiu depois dos 28 anos, devido a um longo tratamento que precisei fazer com corticóides anos atrás. Mas, faço acompanhamento com a dermatologista, trato e busco sempre produtos cosméticos indicados para meu tipo de pele: não oleosos, que tenham efeito matificante e adstringente.
Um mito sobre a acne é que o sol faz bem para peles acneicas e até ajuda a secar as espinhas, “amadurecendo-as mais rápido”. Não, gente! Sol é inimigo número um de pele acneica, é quase como um combustível para as bactérias que contaminam os poros e folículos entupidos com o sebo que o nosso próprio corpo produz. Então, duas regras básicas para quem tem acne é: um, manter o rosto sempre limpo, para remover o excesso de oleosidade e evitar que esse sebo todo entupa os poros e; dois, usar muito protetor solar. Primeiro, para evitar marcas horríveis da combinação cicatriz de espinhas + sol e em segundo lugar, porque com pele limpinha e protegida, menos bactérias vão infectar.
Tanto o Anthelius AC 40 quanto o Effaclar Gel Moussant podem ser usados por peles masculinas ou femininas. Basicamente, o que os produtos fazem é proteger do sol e limpar a “gordura” da pele. Para os meninos, pode inclusive ser usado para lavar o rosto antes ou após o barbear, sem problemas. Vamos as especificações de cada um e minha opinião:
Já testei diversos tipos de protetores e bloqueadores solares, de marcas populares ou mais caras, indicados pela dermato ou que eu mesma decidi comprar e testar a partir dos lançamentos do mercado. O Anthelius AC 40, dos últimos usados, mostrou-se o mais eficiente. Ele não é melequento, é bem fluído. Tem boa distribuição, um pouquinho e espalha no rosto todo e também protege bastante. Não testei ainda se é realmente resistente à água, como diz no rótulo, porque tem meses e meses que não vou à praia. Gosto de mar, vivo em cidade litorânea, mas detesto sol, daí evito praia ao máximo. O produto é não-comedogênico (não entope os poros), atua diminuindo o brilho (quem tem pele oleosa sabe o que é isso) e, ao longo do dia, costumo reaplicar uma ou duas vezes porque trabalho em ambiente com lâmpada fluorescente. Uma dica de uso: O melhor é lavar o rosto, secar e logo em seguida passar o Anthelius AC 40, esperar secar uns dois minutos e aí sim, hidratar e fazer sua maquiagem (com a devida preparação da pele). Não tente usar hidratante ou preparar a pele com a base ou primer antes, para só depois aplicar o Anthelius, porque aí a performance dele caí horrivelmente e o bichinho empelota todo, fazendo uns gominhos no rosto que são um terror para limpar e uniformizar depois. Outra dica: se você trabalha em ambiente com lâmpada fluorescente, como eu, nunca deixe de fazer uma boa preparação da pele com hidratante indicado para pele oleosa, base e pó compacto (todos também com proteção solar, de preferência), pois isso ajuda na blindagem da pele, principalmente se for usuária de ácido retinóico ou hialurônico, hidroquinona ou outros produtos para tratar manchas de sol ou marcas de espinhas.
Assim como acontece com os protetores, também para lavar o rosto, já testei diversos produtos e alguns eu realmente gosto bastante e recomendo. O Effaclar Gel Moussant Purificant entrou na listinha dos #favoritados por diversas razões: não tem cheiro, não tem sabão na fórmula, o que para mim é importante porque tenho uma alergia grave nos olhos e se cair sabão neles é um tormento maior do que para quem não é alérgico, ele deixa o rosto sequinho, sem brilho, sem gordura e o mais lindo, sem ficar ressecado e craquelado! Além de indicado para peles acneicas, quem tem só pele oleosa ou mista, também pode usar. Pode ser usado ainda duas ou mais vezes ao dia sem descamar o rosto ou arder, como acontece com alguns produtos que contém ácido salicílico na fórmula, por exemplo. Tenho usado duas vezes, de manhã e à noite. A pele fica com uma sensação de limpeza maravilhosa. Geralmente, molho o rosto, aplico um pouco do gel nas mãos, faço uma espuminha e daí distribuo no rosto, massageando com delicadeza, e enxaguo.
Para saber mais, leia também:
* Test Drive: protetores solares da Natura
* Test Drive Especial: Sistema de cuidados da pele com tendência à acne Mary Kay – II
* Test Drive Especial: Mitos e verdades sobre acne e outros produtos de beleza – III
*Demaquilante antes ou depois?
*Acne na mulher adulta: mal da vida moderna
*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.