A arte do Feng Shui

Passeava por uma livraria, muitos anos atrás, a escolher uma nova publicação para ler. Na época, era ainda uma adolescente. Foi quando me deparei com um livro que tratava sobre o feng shui. Não levei o livro pra casa, mas levei a curiosidade e fui pesquisar sobre o assunto. Eu tinha gostado do nome.

                               Ba-guá

Nestas pesquisas descobri que era uma arte chinesa, nascida há cerca de cinco mil anos, voltada à criação de ambientes harmônicos. Equilibrando a energia dos ambientes, isso refletiria diretamente no convívio das pessoas dentro dele. A proposta é trazer mais felicidade, paz e tranquilidade. 

Ao longo do tempo, a arte foi-se adaptando à vida moderna e ganhou novos contornos. Hoje, há duas correntes principais, que se baseiam em princípios comuns, embora apliquem técnicas diferentes. A escola das formas se relaciona com os formatos das construções e a escola das direções é voltada à direção dos aposentos, das portas. 

Uma introdução ao feng shui (em inglês)

As teorias do feng shui reúnem conhecimentos do I Ching (livro da sabedoria chinesa), do equilíbrio entre yin e yang, e dos cinco elementos (madeira, água, fogo, terra e metal). E, claro, a filosofia não oferece cura para todos os males da sociedade, é mais um sistema que pode ser cuidadosamente utilizado para dar um novo rumo à vida.

O equilíbrio é conseguido através da energia Ch’i, vital e presente em tudo aquilo que se move e faz bem. Tudo o que é positivo é fonte de criação desta energia. Assim, o feng shui busca justamente organizar o ambiente, de forma que essa força superior flua e se dissipe pelo local. Só para esclarecer, no Feng Shui há dois tipos de energia Chi: o Sheng Ch’i, benéfica, e o Sha Ch’ i, negativa.

Dicas de feng shui tradicional (em português)

A base da filosofia é o Bá-Guá, uma figura geométrica de oito lados. Cada lado representa um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa. Cada um dos lados tem uma significação e uma maneira de equilibrá-lo em relação aos outros, otimizando, assim, todos os aspectos de sua vida.

QUER EXPERIMENTAR?

Na internet:
Saiba como aplicar em casa, no trabalho e outras curiosidades
Feng shui e o tempo-espaço
Dicas básicas da arte
Está em busca de prosperidade?
Sugestões fáceis de aplicr em casa
Aplique o feng shui e dobre a energia sexual

Livros:
Há centenas de publicações sobre o assunto. Você pode fazer uma pesquisa básica na internet ou visitar a livraria mais próxima de casa. Com certeza as opções serão inúmeras. Mas se quiser alguma sugestão:
-A prática do autêntico feng shui (Raul de Sorôa)
-Manual do autêntico feng shui (Raul de Sorôa)
-Feng Shui: Como Viver Melhor em Sua Casa (Sarah Rossbach)
-Guia Completo Ilustrado do Feng Shui (Lillian Too)
-Feng Shui para o Amor e o Romance (Richard Webster)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *