Concurso de redação para pessoas com hemofilia

No dia 17 de abril é comemorado o Dia Mundial da Hemofilia. Para marcar a data com uma ação especial, o Ministério da Saúde, a Federação Brasileira de Hemofilia e a Universidade Federal de Minas Gerais estão promovendo o concurso de redação para pessoas com hemofilia.

Podem participar do concurso portadores da doença com idade a partir de seis anos que morem no Brasil. Basta escrever um texto de 10 a 15 linhas sobre o tema “A paz do mundo começa em mim”. A redação deve ser enviada pelo correio até o dia 12 de março.

As 12 melhores redações serão utilizadas para ilustrar a agenda 2011 do concurso. Os vencedores receberão duas passagem de ida e volta para Brasília (autor + um acompanhante) para participar da solenidade de premiação, que acontece em 15 de abril de 2010.

Os interessados concorrerão em uma das categorias abaixo:

A: participantes com idade entre seis e nove anos.
B: participantes com idade entre dez e quinze anos.
C: participantes com idade entre dezesseis e vinte eumanos.
D: participantes com idade superior a vinte eumanos.

Consulte o regulamento completo do concurso. E boa sorte!

=====================================

Entenda a hemofilia*

Normalmente, quando sofremos algum corte e começamos a sangrar, as proteínas do nosso organismo entram em ação, para interromper o sangramento. Isso é chamado de coagulação. Os portadores de hemofilia têm deficiência nessas proteínas e sangram mais que o normal.

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII. Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos e a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma.

O tratamento da hemofilia é feito com a reposição do fator deficiente pela veia. Para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.

*Fonte: Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *