Manchas no rosto – Parte 1: Consulta com a esteticista

tratamento para manchas no rosto | foto: conversa de meninaOi, oi, meus amores!!! Estou aqui pra contar mais uma novidade pra vocês! Estou me submetendo a um tratamento para manchas no rosto, que ganhei ao longo dos anos, principalmente pelo excesso de exposição ao sol sem proteção. Marquei uma consulta com a esteticista e cosmetóloga Emmanuela Cariri, lá na Clínica Orofacciale, no Shopping Itaigara, segundo piso, e hoje vou contar pra vocês como foi a minha avaliação, as orientações iniciais etc (clique aqui para acessar o perfil dela).

Eu gostei demais da minha primeira consulta. Eu já fui há pelo menos quatro dermatologistas diferentes ao longo do tempo, sempre em busca de um tratamento para manchas, e esta foi a primeira vez que de fato recebi uma aula sobre o assunto. Todas as vezes anteriores, os médicos indicaram o mesmo tratamento, mas as manchas sempre voltaram e chegou a piorar, ficando ainda mais escuras. Desta vez, o tratamento indicado por Emmanuela é diferente e ela me explicou tanta coisa, gente, foi tanta informação interessante, que estou bastante esperançosa e estimulada a seguir tudo direitinho.

Mas vamos ao que interessa. Minha esteticista identificou que meu caso é típico de melasmas, manchas escuras que surgem especialmente no rosto, comumente causadas por excesso de exposição ao sol, pelo uso de anticoncepcionais e até na gestação. Ela me explicou que não há “cura”, mas que o problema pode ser controlado. Para o meu caso, ela indicou o Peeling 3D, com ciclos de três dias, ou seja, farei o procedimento por três dias seguidos, darei o intervalo que ela vai determinar e repetirei o processo. Isso é pra mim, gente. Cada pessoa paTratamento para manchas no rosto - Parte 1 | foto: conversa de meninassará por um processo de avaliação individual, para identificar o melhor método e periodicidade.

O Peeling 3D é indicado para manchas em geral, especialmente os melasmas. Ele é um peeling superficial, que atua nas cinco camadas da epiderme, tratando toda a pele, proporcionando uma renovação celular acelerada e clareando as manchas superficiais. O tratamento não é como uma receita, igual pra todo mundo. Pelo contrário, cada pele será estudada e o procedimento será aplicado direcionado àquela pele. Senti muita segurança e confiança exatamente por isso. Minha pele não vai receber um tratamento generalizado, mas será estudada e vai ser manipulada a partir dos resultados.

Ainda na primeira consulta, ela fez a avaliação das minhas manchas, usando um aparelho chamado Luz de Wood. Isso para saber se minhas manchas eram superficiais ou profundas, porque as manchas que estão nas camadas mais superficiais da pele têm mais chance de clarear. Essa luz escurece os pigmentos que estão na superfície. No meu caso, tive um bom prognóstico 🙂 🙂 🙂 . A maioria das minhas manchas são superficiais, embora algumas (especialmente as das bochechas) sejam mais profundas. Outra coisa bacana foi isso, ela esclarece as possibilidades, joga limpo e te deixa à vontade para realizar ou não o tratamento, não te ilude com a promessa da pele perfeita. Tipo, se todas as suas manchas forem profundas, você será alertada imediatamente de que o tratamento pode não surtir o efeito esperado e você que decidirá se quer prosseguir. Profissional honesto é tudo, em qualquer área.

Tratamento para manchas no rosto - Parte 1 | foto: conversa de meninaEu decidi prosseguir, claro, porque meu prognóstico foi muito bom no geral. Mas ela me alertou também que tudo depende da forma como o organismo de cada um reage e que cada indivíduo reage de forma diferente ao tratamento. Depois disso, ela me passou uma série de orientações, que devo seguir à risca durante o tratamento. Não poderei molhar o rosto com água quente (banho quente agora, só pescoço pra baixo rsrs); não posso expor o rosto ao calor do fogão nem ao vapor quente; terei de evitar exposição ao sol; tentarei evitar alimentos que contenham betacaroteno (cenoura, abóbora, manga, mamão, beterraba, tomate), pois estimulam a produção de melanina. Este último vai ser o mais difícil, porque vários alimentos destes estão na minha dieta diária. Vou tentar adaptar, reduzir o consumo, substituir, vamos ver como vai funcionar.

E foi assim a minha sessão de avaliação. No final, agendei a nova consulta, em que será feita uma limpeza de pele, para preparar a pele para o tratamento. Mas isso é assunto para outro post. Quem tiver alguma dúvida, é só me mandar, que eu pergunto a Emmanuela, ela é super solícita e se dispôs a responder os questionamentos de vocês. Aproveitemmm!!! E quem quiser agendar uma avaliação, o telefone dela é o 8847-3470.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *