Estética blogueira toma conta da programação do GNT

*Texto da jornalista Giovanna Castro

Já faz mais de dez anos que eu acompanho muito pouco a programação da TV aberta brasileira, isto por que tenho TV por assinatura em casa e, devo confessar, prefiro mil vezes assistir meus seriados, documentários, filmes, programas de debate, noticiário – muito noticiário (sou daquelas que ligam a TV no canal jornalístico e fico fazendo várias coisas enquanto ouço uma ou outra notícia) – além, é claro, dos programetes de beleza. Por isso, tive uma curiosidade muito grande quando o canal GNT divulgou a mudança de programação com acréscimo de novidades e programação visual diferenciada.

As alterações começaram na noite de anteontem e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a estética blogueira que a programação do canal passa a assumir. Muitíssimo interessante mesmo. Se eles pretendiam cativar esse tipo de público, acredito que deram um tiro no alvo certeiro. Primeiro pela divisão dos programas por dias temáticos, como se fossem abas ou páginas de um blog. Segunda-feira é dia de Estilo; terça é dia de Estar Bem; quarta-feira, comportamento; quinta-feira, Casa e Cozinha; Sexta-feira, Sexta-livre e Domingo, Atualidades. Não entendi o que aconteceu com o sábado, que não está especificado na grade, mas enfim…

Blog Petiscos
Blogueira Julia Petit bate-papo com a leitora como se estivesse em frente à penteadeira de casa

Achei muito interessante terem chamado a blogueira Julia Petit para apresentar um programa que tem tudo a ver com ela. O Base Aliada é um mix de maquiagem, dicas de moda, e cultura em geral. Mas o mais legal nem é isso, é que a atração tem um formato diferenciado, que ainda não tinha visto, que é basicamente um bate-papo curtinho, de 15 minutos, com a leitora, ou melhor espectadora. Me senti como se estivesse lendo um post do blog dela que, por sinal, é muito legal.

Como já acompanho Julia Petit há alguns anos, desde que ela apareceu nas TVs e revistas, sempre com aquele visual diferenciado, causando algum estranhamento, parei na frente da tela para conferir o que a TV havia feito dela. Mas me surpreendi quando percebi que foi ela que fez alguma coisa com a televisão. Explico. Não sei se vai ser sempre assim, mas o programa começou com ela se apresentando e passando a dica de uma maquiagem que ela viu no último desfile da Chanel. Confira aqui.

Surpresa! Ela começou a se maquiar aos poucos na frente da câmera, ao mesmo tempo em que ia conversando com a gente e passando outras dicas de moda, como se nós duas – sim, eu e ela – estivéssemos sentadas num café mega charmoso da Oscar Freire e trocando ideias sobre feminices. A-mei! Virei fã dela na TV também. O programa foi rolando, ela passando sombra, depois rímel e tal, retocando o visual com o cabelo preso na hora por um rabo de cavalo enrolado meio displicentemente em um coque arrematado por um broche, dica que ela também pescou de um desfile internacional. Um luxo! Sem falar no cenário que parecia um quarto bem mocinha com penteadeira de espelhos ovalados… Sonho de consumo!

GNT/Divulgação
"Vamos Combinar" que levar para a TV a informalidade e a praticidade blogueiras é uma sacada muito interessante

Outra estreia da noite que me chamou a atenção foi o programa Vamos Combinar, apresentado pela ex-modelo e ex-repórter do GNT Fashion, Mariana Weickert. A proposta aqui foi diferente, mas também no mesmo esquema bate-papo com dicas de moda para homens e mulheres. Celso Kamura, atual cabelereiro e maquiador da presidente Dilma Rousseff estava lá. Ele contou um pouco das mudanças de estilo que anda tentando implementar no cotidiano da presidente e deu dicas para mulheres que têm cabelos cheios. Para ele, desbastar as laterais e o fundo, apostando no volume no topo da cabeça, é o ideal para alongar a silhueta e dar mais personalidade ao visual.

Enfim, eu adoro televisão! De uma forma ou de outra, na pré-história das babás eletrônicas, eu passei minha infância assistindo TV e imaginando coisas com minha cuca ou com minhas bonecas, já que minha mãe não permitia que eu saísse pra brincar com a gurizada na rua. Então, a telinha é parte da minha existência e quando há novidade ali dentro daquela caixinha, já me assanho toda e viro fã. É isso aí, existe vida interessante não muito longe das novelas globais ou mesmo das genéricas…

Um comentário em “Estética blogueira toma conta da programação do GNT

  1. Eu gosto bastante da GNT e realmente a programação está bem voltada para a moda/beleza, o que me atrai muito! Adorei o Base Aliada, mas confesso que me decepcionei um pouco com o pouquíssimo tempo de programa e também com a pressa que Julia Petit demonstrou no primeiro programa (talvez realmente por causa do tempo). Acho que para um início está perfeito, mas o canal realmente deveria pensar em aumentar a duração do programa. Afinal, Julia é musa!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *