Como combater a dengue

Você tem uma tarefa importantíssima a cumprir a partir de hoje: impedir o acúmulo de água parada. O que isso tem a ver com a dengue? Absolutamente tudo. A reprodução do mosquito aedes aegypti, agente transmissor da doença, acontece nos recipiente de armazenamento de água, tanto nas áreas Campanha contra a denguesombrias, quanto nos locais ensolarados. Se a água é da chuva, da torneira ou do botijão reciclável, não importa. Basta que o líquido esteja acumulado em qualquer lugar para que tenhamos o habitat ideal para os mosquitos se multiplicarem. O que isso significa? Que é muito, muito difícil conseguir conter a proliferação do mosquito, e que precisamos nos unir nesta batalha.

Alguns posts atrás eu falava da questão da educação cidadã, a história da contribuição de cada um com o objetivo de construir uma sociedade melhor para todos. Pois é. Chegou mais um momento de vestirmos a camisa da luta de combate ao mosquisto da dengue. Só para dimensionar os estragos que ele tem feito por aí, das cerca de 50 a 100 milhões de pessoas que são infectadas por ano em mais de 100 países, aproximadamente 550 mil vão parar em um hospital. O dado mais alarmante vem a seguir: segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde, 20 mil infectados morrem em consequência da dengue.  Pois é, meninas e meninos. Não estamos falando de pouca gente não.

E o pior é que cada um só vai começar a se preocupar mesmo depois que alguma tragédia acontece na família ou na vizinhança. Até lá permanecemos passivos, assistindo às notícias na tevê. Nós não precisamos deixar acontecer o pior. Nem precisamos sentar de braços cruzados a esperar alguém fazer alguma coisa. Podemos, aliás devemos, nós mesmos, começar a agir neste exato momento, para tentar conter esta epidemia que está instalada em nosso País. Nossa querida Bahia já presenciou 15 mortes nos últimos dias. Precisamos dar um basta nisso, arregaçar as mangas e abraçar esta causa. Não dá para sentar e aguardar. Neste caso, como a reprodução do mosquito é facilitada, uma ação isolada é insuficiente para produzir o efeito desejado.

Mosquito da dengue================
>> O que é a dengue?
>> Como acontece a transmissão?
>> Reconheça os sintomas da dengue
>> Como é o tratamento?
>> Como se prevenir?
>> Saiba como evitar as picadas do mosquito
>> Medidas para eliminar os locais de reprodução do mosquito
>> Veja as perguntas mais frequentes sobre a dengue
>> Conheça o programa nacional de controle da dengue
================

Depois de ler todas as informações necessárias para enfrentar este grave problema de saúde pública, é só colocar em prática. Lembremos, no entanto, que praticar apenas não é suficiente. O trabalho de combate à proliferação do mosquito da dengue é um trabalho que exige também uma nova postura, de conscientizar as pessoas que estão ao nosso redor, para que cada uma também dissemine esta ideia. Juntos, ninguém nos vence. A sociedade unida é imbatível. E não será um mosquito tão pequenino que vai nos derrotar. E então? A fim de entrar nessa luta também? E de se fazer a promessa de multiplicar estas informações, mobilizando sua comunidade ? Vamos lá, então!

6 comentários em “Como combater a dengue

    1. Oi, Lima… A disseminação do mosquito da dengue é um problema sério, de saúde pública. E para que as ações de combate funcionem, é preciso o desenvolvimento da conscientização individual de cada um. Sugiro que você leia um pouco mais sobre o assunto e tente compreender a sua importância. Isso é fundamental.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *