*Texto, testes e batons do acervo de Andreia Santana
Tenho uma paixão quase compulsiva por batons. Acredito que o fetiche se deve ao fato de gostar de observar a boca das pessoas, o formato, a cor natural dos lábios…No caso das mulheres, fico pensando em como os tons de batom podem variar de uma para a outra, a depender da cor natural dos lábios. Batom é como esmalte, diz muito da personalidade e do estado de espírito de quem usa. Compro muito batom e costumo escolher o tom do dia de acordo com o humor e a personagem que decidi encarnar naquele momento (alguns tons combinam com a moleca de jeans, camiseta e calças folgadas; outros, guardo para os dias de “mocinha de vestido”. E há ainda os que saco da necessaire na hora de montar um visual clássico ou respeitável ou até, os que servem para os momentos “cara lavada”.
Também combino meus batons com o resto da make, mas não sou especialista. Embora leia sobre a área, nunca fiz curso e portanto, as dicas desse post são totalmente empíricas, baseadas na experiência pessoal de consumidora e nas brincadeiras na frente do espelho, nas crises de “mulherice”. Nem sei se as misturas que invento agradariam um maquiador profissional. Uma regra que eu já contrario logo de cara: misturo marcas diferentes de produtos, o que os especialistas não indicam.
A ideia desse Test Drive veio de um elogio de Alane. Num plantão, em que eu teria de rendê-la na redação, ela elogiou uma combinação que fiz, misturando o batom Bordô da linha Perfect Wear da Avon, com o lápis para delinear lábios cor Cappuccino, da Mary Kay. A ideia no dia em questão foi desenhar os lábios com perfeição usando o lápis, preencher levemente esfumado e depois aplicar o batom por cima. Queria um efeito clássico de Hollywood. Me inspirei numa foto antiga da minha avó, em que ela aparece com a boca perfeita e vermelha. Acho boca vermelha muito retrô, adoro!
Nas fotos e descrições abaixo, vocês veem tanto essa combinação que caiu no gosto de Alane quanto algumas outras misturas que andei fazendo com batons e lápis delineadores para os lábios. O material do teste integra o meu acervo pessoal. Só não vou dizer para vocês quantos batons tenho, porque senão vão me achar realmente compulsiva. Não foram todos adquiridos de uma vez, claro! A coleção é fruto de anos de paixão por batons. Usei o primeiro aos 18 anos, antes dessa idade não curtia maquiagem…
Delineador de lábios: Cappuccino Mary Kay
Delineador de lábios: Dust Pink Mary Kay
Delineador de lábios: Cor de boca Avon
Delineador de lábios: Cor de Boca Natura.
P.S.: quando estava fazendo as fotos para o test drive, meu apricot caiu e deu uma amassadinha ali no topo. Senti como se tivesse quebrado uma unha (snif!)
Delineador de lábios: Cor de Boca Natura
Resultado: O Toffe Mary Kay é outra cor xodó entre as clientes da marca. Eu mesma, gamei nele. Mais uma vez aqui, para um visual leve e primaveril, fiz o casamento do Toffe com o lápis coringa cor de boca, da Natura. O resultado é bem sutil, ideal para os dias em que o trabalho exige make perfeita, mas discretinha…
Delineador de lábios: Dust Pink Mary Kay
*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.
Comentário Recentes