Manchas no rosto – Parte 2: Limpeza de pele pré Peeling 3D

Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto: conversa de meninaDepois de analisar meu caso, estudar as minhas manchas no rosto e indicar o tratamento que eu deveria seguir (clique aqui e leia o primeiro post), foi a vez de dar início ao tratamento propriamente dito. A minha segunda consulta com a esteticista e cosmetóloga Emmanuela Cariri foi para fazer uma limpeza facial, que prepara a pele para receber o Peeling 3D.

Como de costume, ela me explicou mais um tanto de coisas e me recomendou alguns produtos que devo usar durante o tratamento, especialmente um sabonete, um hidratante, um cosmético regenerador e um filtro solar. Gente, não vou aqui especificar produtos, nem falar de marcas, porque como Emmanuela me explicou, cada caso é um caso, cada pele é uma pele, e estes produtos foram indicados para o meu caso e minha pele. Para as meninas que me perguntaram onde ela atende, é lá na Oroffaciale, no 2º piso do Shopping Itaigara, e o tel dela é o 8847-3470. E digam que conheceram ela pelo blog, vou adorar (não vou ganhar nada com isso, não, meninas, além do reconhecimento de vocês!).

A limpeza de pele tem várias funções, segundo ela me esclareceu. O procedimento é indicado para devolver o equilíbrio da pele, por meio da remoção de células mortas, cravos, espinhas e os chamados míluns (pequenos cistos epidérmicos que deixam a cútis com aparência opaca e grosseira); desobstrução dos poros e controle da oleosidade; da eliminação de toxinas e impurezas; da oxigenação e nutrição celular; da hidratação e do equilíbrio do pH, restabelendo o manto hidrolipídico. Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto conversa de meninaEla contribui para prevenir o envelhecimento cutâneo e para preparar a pele para receber outros procedimentos. Também ajuda para melhorar  aproveitamento da pele com relação aos produtos que usamos em casa. Todo mundo pode fazer limpeza de pele, mas a periodicidade vai depender da indicação do esteticista. Ou seja, cada pele é uma pele e cada caso é um caso. Não existem fórmulas.

O que achei mais interessante de tudo isso é que Emmanuela, depois de todo o procedimento, faz questão de indicar produtos que a pessoa deve usar em casa, para conseguir prolongar o efeito da limpeza e manter o cuidado da pele no dia a dia. Ou seja, não é só o interesse de receber o dinheiro pelo serviço, sabem? Sinto que ela sempre se mostra preocupada em prestar um bom atendimento, em me ajudar a prolongar os efeitos do tratamento em casa, em explicar. Gente, isso é maravilhoso. Durante minhas consultas me sinto em um verdadeiro divã de estética, tomo uma aula sobre o assunto e aprendo a me cuidar um pouquinho mais. Vocês sabem que não sou muito disciplinada com cosméticos e tal, já falei dezenas de vezes aqui no blog, mas estou tão empolgada que vocês não imaginam. No mesmo dia comprei tudo o que precisava e estou seguindo a rotina religiosamente.  Ela operou um verdadeiro milagre em mim! Hahahaha.

A sensação da limpeza de pele é maravilhosa, o tempo todo parece que você está recebendo uma deliciosa massagem no rosto. Nenhuma das etapas que vou citar abaixo incomoda. Talvez as pessoas que tenham muitos cravos possam ficar um pouco incomodadas com a etapa da extração. No meu caso, que quase não tenho cravos no rosto, foi muito rápido e tranquilo. Ah, meninas, uma ótima recomendação que ela me deu é que a gente não deve usar a toalha do corpo no rosto, principalmente quem tem espinhas, por causa do risco de infecção e inflamação! Fica a dica! Se você tem espinhas, adote isso, use sempre uma toalha específica para o rosto. Agora vou explicar o passo a passo da limpeza de pele, acho que explicar por etapas vai facilitar o entendimento. E se restar alguma dúvida, meninas, é só perguntar. Tenho certeza que Emmanuela vai me ajudar a esclarecer as dúvidas de vocês.

Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto conversa de menina1º passo – Anamnese: ela me fez um super questionário. Aliás, foi a primeira vez que fiz uma limpeza de pele e a esteticista quis saber meu histórico clínico. Achei interessante isso. Ela também avalia a pele com a lupa e com a Luz de Wood. No meu caso, a avaliação aconteceu na consulta passada (falei dela aqui). Eu super curiosa, saí perguntando tudo, né? Quero contar os detalhes a vocês, acho legal esse feedback. Ela me disse que essa etapa serve para avaliar o tipo de pele, verificar lesões elementares presentes (cravos, manchas etc), especificidades (sensibilidade etc) e observar as necessidades da pele. Foi depois dessa etapa que ela me indicou o tratamento mais adequado a minha pele e indicou quais produtos eu deveria usar, levando em consideração que minha pele é oleosa, mas sem excesso. Ela também avalia se existe alguma lesão suspeita, para encaminhar o paciente ao médico. Passei imune por esta fase, não tenho nada suspeito e minha pele está super adequada para ser tratada!!!

2º passo – Higienização: ainda durante o questionário, ela já iniciou a higienização de minha pele, usando uma loção de limpeza. Isso porque embora eu não estivesse de maquiagem, havia passado protetor solar antes de sair casa. Então, a higienização ocorre sempre que a pessoa estiver com make, protetor solar, creme hidratante ou qualquer outro cosmético no rosto. Ela me explicou que é importante esta higienização, para poder avaliar com mais propriedade a situação da pele.

3º passo – Esfoliação: Essa etapa serve para retirar as células mortas acumuladas na superfície da pele. A realização dessa etapa vai depender da avaliação da esteticista. No meu caso, por exemplo, que estava com a pele bacana, ela fez uma esfoliação mais leve. A depender do caso, a esfoliação pode ser mais intensa ou até dispensada.
Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto conversa de menina4º passo – Tonificação: Gente, eu não tinha a menor noção de que sempre que a pele for higienizada ou entrar em contato com alguma substância que altere seu pH ideal, deve ser utilizado um tônico específico para o tipo de pele. Aliás, eu nunca tive muita noção da importância e função do tônico para falar a verdade, mas agora compreendi por que devo usá-lo.
5º passo – Peeling ultrassônico: Essa etapa também vai depender da avaliação do esteticista. Trata-se de um peeling físico suave, adequado para ser utilizado na limpeza de pele, pois remove o excesso de sebo e o resto das células mortas que não saíram na esfoliação, sem causar sensibilidade à pele. Eu, por exemplo, pulei esta etapa. Na avaliação de Emmanuela, o peeling ultrassônico não seria indicado pra mim.
6º passo – Preparo da pele para a extração: É como o nome diz, a etapa será preparatória, para facilitar a extração. Ela usa um produto emoliente e semi anestésico, aliado ao vapor de ozônio. Eu usei os produtinhos, mas sem o vapor. Ele não foi indicado para minha pele.
7º passo – Extração: Aqui acontece a extração manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e míliuns. Ela usa luva, touca, máscara. Durante todo o processo há esse cuidado com a segurança do paciente, para que não ocorram infecções, nem sejam causadas marcas na pele, como ocorre quando o procedimento é realizado em casa pelo paciente. Eu não senti incômodo, pois tenho muito pouco cravo, quase nada mesmo. Mas se você tem muitos cravos, espinhas ou míliuns, pode sentir um pouco de incômodo, mas nada demais.Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto conversa de menina8º passo – Alta frequência: Ela colocou algumas gazes no meu rosto, para facilitar o deslizamento do eletrodo do equipamento de alta frequência. Vai passando o aparelhinho pelo rosto por cerca de cinco minutos. Tem ação antibactericida, antifungicida (evitando possíveis infecções decorrentes do processo da extração), oxigenante, descongestionante e estimulante da microcirculação cutânea. Na prática, você não sente nadinha, só um aparelhinho deslizando em seu rosto, como uma massagenzinha gostosa e leve.
9º passo – Máscara calmante, hidratante e nutritiva: acalma a pele (e por isso o paciente não sai com a pele avermelhada nem inchada). Além disso, recupera o nível de hidratação adequada e nutre a pele com substâncias que irão contribuir para a recuperação do viço.10º passo – Massagem: Gente, eu amei esse passo! kkkkkk… É massagem mesmo, relaxa super. Ela me disse que cria um momento prazeroso pro paciente, ao tempo em que ajuda a desfazer as tensões dos músculos faciais, melhorando o aspecto da pele. A massagem também melhora a absorção e aproveitamento da máscara aplicada no passo anterior.

Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto conversa de menina11º passo: Máscara de argila: Ela usa uma máscara de argila, vitaminas e oligoelementos, para promover desintoxicação, nutrição e ação antioxidante. Daí coloca um algodãozinho nos olhos e só falta a gente dormir de tão bom que é. Como eu queria contar tudo aqui no blog, fiquei foi perguntando um monte de coisa. 🙂 🙂 🙂

12º passo – Finalização: Para finalizar a limpeza, ela aplica um sérum de ácido hialurônico, com ação hidratante e regeneradora, e um protetor solar. Aí depois “as mina chora”, porque é hora de levantar e ir pra casa!

A sessão de limpeza de pele dura em torno de 1h30. Pode durar um pouquinho mais se a pessoa tiver muitos cravos, espinhas e talz, porque daí a fase de extração será prolongada. No meu caso, a limpeza foi feita três dias antes da primeira sessão do Peeling 3D. Daí vou observar os três dias seguintes se está tudo direitinho, porque para aplicar o Peeling 3D não pode estar com a pele descamando, por exemplo. E ela concluiu que minha pele é super sensível. No final da sessão, ela me recomendou um produto regenerador, que devo passar à noite, nos três dias que antecedem o Peeling 3D.

Tratamento para manchas no rosto - Parte 2 | foto conversa de meninaTem duas orientações que acho importante dividir com vocês. A primeira é que, à noite, mesmo que você não tenha usado maquiagem, se você usou protetor solar, é indicado passar demaquilante, para garantir a remoção completa do produto. Especialmente se o protetor solar for oleoso, é indispensável o uso do demaquilante. A outra diz respeito à escolha do protetor solar. Ela me disse que sempre que eu for comprar protetor solar, o ideal é que eu opte por um que seja físico (ou mineral), que reflete os raios solares, dispersando-os, são mais estáveis e não penetram a pele. Ele também tem tempo de ação prolongado, ou seja, não preciso ficar reaplicando na pele o tempo todo. Isso para meu caso, viu, gente, que não tenho problemas na pele e que quero combater as manchas.

Além disso, ela me recomendou usar um protetor com coloração de base, que também protege da luz visível (lâmpadas, computador etc). É ou não é muita informação boa pra gente que quer se cuidar? Como é que não se empolga, meu povo? Inclusive, agora estou ansiosa pra primeira sessão do Peeling 3D. E se vocês quiserem algum post específico sobre o assunto ou quiserem deixar perguntas, fiquem à vontade, que eu faço um interrogatório com minha esteticista! Hahahaha.

Beijos e até a parte 3!!!

Um comentário em “Manchas no rosto – Parte 2: Limpeza de pele pré Peeling 3D

  1. Comprei aquela mascara preta que tiras os cravos por apenas 4,99, não sei como tem pessoas que pagam caro….. é só pesquisar!
    Eu gostei do resultado, minha pele ficou limpinha..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *