Olá, meninas, hoje vamos mudar um pouquinho o assunto e vou contar pra vocês do pequeno jardim que construímos na varanda aqui de casa, a mais nova distração de meu pai. Ter vida verde em casa renova a energia do ambiente, você sente, é incrível. Minha casa sempre teve muito verde, meus pais sempre gostaram muito e fomos acostumados a conviver com flores e plantas naturais. Depois que minha mãe faleceu, ficamos pensando em uma forma de fazer meu pai ter uma distração em casa. A ideia caiu como luva e já virou realidade.
Ter um jardim em casa exige cuidados, óbvio. Não adianta plantar e não cuidar. As plantas vão ficar feias, secas e morrer. Se você quer ter plantinhas, precisa ter a rotina de cuidar e precisa, antes de tudo, saber que tipo de cuidados elas precisam. Há plantas que gostam de luz, outras preferem a sombra. Há plantas que exigem mais água, outras não sobrevivem ao excesso de líquido e assim vai. Meu primeiro conselho é: analise o espaço que você tem disponível. Bate sol? É na sombra? Só depois é que você vai poder pensar qual tipo de planta escolher.
Você vai precisar de vasos, terra adubada e as mudas. Também vai precisar organizar como dispor os vasos no lugar escolhido. Aqui em casa, o jardim foi montado na varanda (eu moro no segundo andar). Prendemos parafusos 5/16 nas paredes para sustentar os vasos. Nos vasos, meu pai colocou uma camada de dois dedos de gravilhão (para não deixar acumular água na terra); dois dedos de serragem (para separar a raiz das pedras); adubo orgânico; e por fim a terra adubada.
A próxima etapa foi comprar as mudas. Aqui em Salvador, há alguns lugares que vendem as mudas. Queríamos misturar um pouco as plantas, escolhendo flores, folhas verdes e até frutinhas. Compramos mudas de begônia, violeta, pimenta, morango, arruda, rosa. Plantamos ainda cebolinha, alho, hortelã. Ainda estamos em processo de montagem e acrescentaremos manjericão, erva doce, tomate cereja… um monte de coisa ainda. Teremos uma pequena floresta em casa.
Agora, meninas, tem de gostar e se dedicar nos cuidados. As vezes faz uma melança na hora de molhar, precisa limpar depois, varrer, enxugar… Não é tão simples assim. Não pode esquecer de molhar, nem molhar em excesso. São uma série de pequenos cuidados que farão toda a diferença ao longo do tempo.
Espero que tenham gostado, meninas! Beijocas.
Lindo!!!
<3
Adorei, amiga. Principalmente por ver seu Papi e dedicando a isso.
<3 <3 <3
Muito legal e prático! Pena que não sou muito fã de cuidar de plantas. Rsrsrs
É, Lu, precisa gostar mesmo, porque elas acabam exigindo bastante atenção. Beijos.