Ação e reação

Terceira lei de Newton - ação e reaçãoTudo é a forma de agir e tudo é a forma de reagir. Observar o comportamento humano nos permite tirar uma série de conclusões e nos permite, inclusive, compreender o que pode dar certo e o que pode dar errado. Por que estou falando disso agora? Porque cheguei à conclusão que uma boa parte das discussões poderiam ser evitadas se as atitudes fossem bem pensadas.

É meninas e meninos, a terceira lei de Newton não se aplica apenas à física. Com a devida adaptação, você vai perceber que ela tem tudo a ver com a nossa atuação diária com o outro, seja na vida pessoal, profissional… Já dizia ele que quando um corpo X exerce uma força sobre um corpo Y, simultaneamente o corpo Y exerce uma força sobre o corpo X de intensidade e direção igual, mas em sentido oposto.

Mãos dadasVocê não vai receber carinho se retrucou com agressividade e violência. Você não pode exigir atenção de alguém com quem você não se importa. Como prenunciou Newton, a força da reação tem sentido oposto, ou seja, vai diretamente contra você, que agiu primeiro. Portanto, se você aguarda sinceridade de alguém, haja com sinceridade primeiro. Se está em busca de carinho e atenção, é o que deve dispensar.

Claro que há momentos em que a lei não terá efeito imediato. Haverá épocas em que o efeito só será sentido horas, dias, semanas depois. A vida é assim. O imediatismo não dita suas regras e, em muitos casos, precisamos investir a longo prazo. Precisamos acreditar nos frutos futuros que nossas atitudes podem render. E se cada um fizer sua parte, talvez estejamos no caminho certo para construir um mundo melhor.

E se você acreditou nestas palavras, colocou em prática, mas acha que não funcionou, não desanime. Toda mudança requer um certo tempo. E o tempo é o senhor de tudo! Ele sempre nos traz respostas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *