Gantois promove evento no Mês da Mulher

Mãe Carmem, ialorixá do Ilê Iyá Omi Axé Yamassê, mais conhecido como Terreiro do Gantois, junto com a Associação de São Jorge Edé Oxóssi (mantenedora da casa),  realiza no dia 20 de março (neste sábado), o evento Março Mulher Gantois, em homenagem à energia feminina, presença marcante na fundação da casa de tradição matrilinear.

Estão programadas palestras sobre saúde, higiene, DSTS, feira de beleza com dicas de penteados e cuidados para os cabelos, massoterapia e palestra sobre as histórias nagô, com D. Ceci de Oxalá. O evento começa às 15h, na sede do terreiro, no alto do Gantois, 23, bairro da Federação.

História – O Terreiro do Gantois foi fundado em 1849, por Maria Júlia da Conceição Nazaré. Em 2002, o Gantois, que é mais conhecido pelo sobrenome do antigo dono das terras onde a casa de Candomblé foi erguida, recebeu o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O terreiro tem tradição familiar e os comandantes da casa são sempre do sexo feminino e pertencentes à mesma família. Mãe Carmem é a sexta ialorixá do Gantois e é filha de Mãe Menininha, uma das sacerdotizas do Candomblé mais famosas do país, imortalizada na canção de Dorival Caymmi “Oração à Mãe Menininha”. Mãe Carmem substituiu sua irmã, Cleusa Millet, falecida em 1998.

Um comentário em “Gantois promove evento no Mês da Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *