Nutrição e saúde da mulher: vamos cuidar deste assunto

Olá, meninas, passamos a partir de hoje a contar com a colaboração da graduanda em Nutrição, Larissa Sala, aqui no Conversa de Menina. A Lari vai falar sobre a relação da nutrição e do universo feminino, nos seus mais variados aspectos. Obrigada, Lari, pela contribuição!!! Vamos ao primeiro texto.

===============================

Nutrição e saúde da mulher: vamos cuidar deste assunto

Por Larissa Sala

A diferença entre mulheres e homens começa com necessidades nutricionais distintas. Nós merecemos uma atenção especial.    As características do corpo e do metabolismo, assim como o papel reprodutivo, incluindo a gestação e a amamentação, são fatores determinantes para se definir as necessidades nutricionais da mulher. Cuidar destas necessidades é estar atenta aos distintos ciclos da vida, já que cada mulher se diferencia entre si em cada período.

Adolescência – 12 aos 18 anos – Desenvolvendo

Fase de grandes modificações físicas, psicológicas e fisiológicas. É necessário mais energia e nutrientes, sendo os principais: proteína, ferro, cálcio, zinco, cobre e todas as vitaminas.

Fase Adulta – 19 aos 40 anos – Conquistando

Fase caracterizada pela maior preocupação com a estética e retardo do envelhecimento. Por conta disso, muitas mulheres optam por realizar dietas da moda (muitas sem qualquer fundamento e podem acabar interferindo na saúde). O correto é procurar um profissional capacitado para este fim, sendo ele o profissional de nutrição. Os principais nutrientes para esta fase são: fibras, ferro, cálcio, magnésio, vitamina B9 e antioxidantes (como selênio, zinco, vitamina C e E).

Fase Adulta II –  Acima dos 40 anos – Vivendo e Desfrutando

Fase de intensas mudanças físicas, psicológicas e musculares. Não só nesta fase, mais em todas, é importante atuar na prevenção, por conta disso, não deixe de ir ao medico rotineiramente cuidar da sua saúde. Principais nutrientes desta fase: proteína, ferro, cálcio, zinco, selênio, magnésio, compostos da soja, fibras, vitamina D, A, K, E e C.

Nas diversas fases, é importante adotar alguns hábitos para melhorar a qualidade de vida, dentre os quais: não fumar, consumir bebidas alcoólicas moderadamente, praticar atividade física sob orientação médica e adotar hábitos alimentares saudáveis.

Adoção de estilo de vida saudável, especialmente a alimentação, focada em suas necessidades, é a chave para alcançar longevidade com saúde. Pense nisso e seja mais uma mulher com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *