Livro Férias (Marian Keyes) – Resenha

Livro Férias (Marian Keyes) | foto: conversa de meninaO livro Férias conta a história de Rachel Walsh, uma irlandesa de 27 anos, toxicômana, que divide apartamento em Nova York com sua amiga Brigit. Namorando Luke Costello e sua calça de couro justa, Rachel leva uma vida desregrada, à base de álcool, cocaína, valium e todo tipo de drogas que se tenha notícia. Sua vida vira de pernas para o ar após uma overdose. Brigit encontra a amiga desacordada, um suposto bilhete suicida e mobiliza a família de Rachel na tentativa de “salvá-la”. Rachel é internada em uma clínica de reabilitação chamada Claustro, na Irlanda, onde passa a conviver com outros viciados e com seus próprios medos e julgamentos.

A narrativa tem uma linguagem leve e coloquial, muito bem estruturada. Os capítulos do livro vão intercalando os momentos da vida de Rachel: sua infância, a vida no centro de reabilitação, as lembranças de Nova York. Aos poucos o leitor vai construindo a imagem de quem é verdadeiramente aquela jovem irlandesa. Apesar das 560 páginas, a leitura é viciante, fica difícil desgrudar do livro até conhecer o seu desfecho. A história é contada em primeira pessoa, o leitor vai acompanhando todo o dlivro férias (marian keyes) | foto: conversa de meninarama, alegrias e tristezas vividas pela personagem. E, o que é bem cativante em um livro, é possível configurar mentalmente cada cena, cada ambientação, de tão bem que a história é contada.

O livro tem passagens bem engraçadas, especialmente quando Rachel expõe seus pensamentos, sua versão das histórias. Um dos pontos interessantes de Férias é que, mesmo escrito de uma maneira divertida, consegue abordar a problemática do vício com cautela e seriedade. Enquanto em alguns momentos o leitor simplesmente gargalha sem culpa, em outros leva um bom sacolejo, provocado a refletir os efeitos do vício, como ele age no indivíduo e o que pode levar alguém a entregar-se aos vícios. Há trechos bem reflexivos neste sentido. Claro que a proposta não é virar um livro de autoajuda! Mas desperta, sim, uma série de ponderações em seu leitor.

Por outro lado, o livro fica cansativo em algumas passagens. Páginas que se seguem sem muita emoção ou sentido, como se para preencher espaço. Eu cortaria umas cem páginas, sem que fizesse qualquer diferença no desenrolar da trama. A autora, Marian Keyes, é um sucesso de vendas do gênero chick lit, acumulando diversos best-sellers na categoria. No mais, seu livro Férias traz uma personagem principal convincente e real, com uma história de vida cheia de dramas e comédias, além de arrancar bons risos e ponderações.

 

Ficha técnica:
Férias
Autor: Marian Keyes
Páginas: 560
Editora: Bertrand Brasil
Média de valor: o preço na internet varia bastante, achei o livro entre R$ 25 e R$ 65. Vale a pena pesquisar antes de comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *