A história do Brasil no século XX em cinco volumes

Capa do livro A História do Brasil no Século XXEm cinco volumes, a coleção “A História do Brasil no Século 20”, da série “Folha Explica”, traz a história do País dos últimos cem anos. Os livros foram escritos pelo jornalista Oscar Pilagallo e são divididos em períodos de 20 anos, com informações e comentários críticos a respeito dos fatos que marcaram época, dos barões do café à adoção do estado democrático de direito. É um panorama geral do desenvolvimento do País.

De acordo com o material de divulgação, o leitor vai encontrar em cada livro os seguintes temas:

Volume 1: narra as duas primeiras décadas do país após a declaração da República. Conta a história da Belle Époque e da Semana de 22, retratando a monocultura do café, as elites oligárquicas e as revoltas tenentistas.

Volumes 2 e 3: trazem a Revolução de 30, a crise da República Velha até a chegada de Getúlio Vargas ao poder e o golpe de Estado de 1937 –  que dá início ao Estado Novo – passando pela participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial e a redemocratização, o retorno de Vargas pelo voto popular e seu suicídio, encerrando com os anos de JK.

Volume 4: começa com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e termina com a fundação do PT, em 1980. Aborda ainda o Brasil na ditadura militar, o país de Jânio Quadros, do Tropicalismo, da luta estudantil, e o da guerrilha e da tortura.

Volume 5
: traz a turbulência política das duas últimas décadas com a campanha das diretas à eleição de Lula à presidência, passando pela morte de Tancredo, o impeachment de Fernando Collor de Mello e o plano Real.

| SERVIÇO |

Folha Explica: A História do Brasil no Século 20 (coletânea)
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Publifolha
5 volumes
R$ 79,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site http://publifolha.folha.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *