Alimentação saudável: monte uma horta em casa

Que tal ter sua própria horta em casa? Muito válida a ideia, principalmente nesta fase em que comer bem é uma preocupação cada vez maior. Confesso que a princípio fiquei pensando em como seria possível um horta em casa… E quem mora em apartamento? Em uma casa pequena?

Mas a ideia da Biofert, empresa especializada em nutrição de plantas, é justamente adaptar e utilizar pequenos vasos para a plantação, o que nos dá uma economia grande de espaço. Já até me animei a tentar fazer a hortinha. Assim que tiver um tempinho livre, vou testar. Logo abaixo segue o passo a passo sugerido pela Biofert, muito bacana e fácil de seguir.

E quem decidir testar a ideia, volta aqui pra deixar um recadinho.

1. PREPARANDO O VASO
Um vaso ideal deve ter em média 20cm de altura e um furo embaixo para não acumular a água!
Monte no fundo do vaso uma pequena camada de argila expandida ou brita.
Acrescente terra adubada, que pode ser facilmente encontrada em floriculturas, hortos, garden centers, home centers, supermercados, etc.
Revolva a terra com a pá ou garfo para que ela se solte um pouco e melhore a oxigenação.

2. SEMEANDO
Faça pequenos furos na terra ou uma pequena vala em linha reta com o dedo indicador, para colocar as sementes. A profundidade indicada para o furo/vala é de 5 cm.
Coloque um pouco de semente em cada furo ou na pequena vala aberta com o dedo. Cada caixinha de semente pode ser usada para dois plantios. Portanto, semeie apenas metade do pacote.
Guarde uma distância de 5 cm entre cada porção de semente para que as mudas tenham espaço suficiente entre si.
Cubra as sementes com a mesma terra que utilizou anteriormente, mas delicadamente e sem compactar demais a terra para não danificar as sementes.

3. AGUANDO E NUTRINDO
Regue o vaso logo após o plantio e depois de plantada regue uma vez por dia.
Regar com pequenos chuviscos, de preferência usando pulverizador, pois se a semente receber um impacto muito forte de água, pode descer para o fundo do vaso e não germinar.
Depois de germinada, aplicar fertilizante líquido nas folhas das ervas a cada quinze dias (sugestão: Biofert Plus Universal). Sempre aplique o fertilizante após a rega do dia.
Mantenha a rega diária de suas ervas, de preferência na parte da manhã e final da tarde, sempre que a terra estiver seca.

ATENÇÃO!
A superirrigação pode trazer doenças e até matar suas plantinhas. Faça o teste afundando o dedo indicador, mais ou menos dois centímetros, perto do centro do vaso. Se o dedo sair úmido, ainda não é necessário aguar.
Prefira manter a sua hortinha em local arejado e com sol. Na janela da cozinha ou da área, por exemplo! Ervas precisam de muita luminosidade!
Pronto! Agora é só começar a dar perfumes, sabores e cores aos seus pratos com ervas frescas colhidas na hora em sua própria casa!

Um comentário em “Alimentação saudável: monte uma horta em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *