Dia das mães: homenagem à minha mãe

Dia das MãesDia das Mães é todo dia. Pelo menos o dia da minha mãe eu comemoro diariamente, agradecendo sempre por ter sido abençoada em merecer uma mãe tão maravilhosa. Minha mãe é única e eu garanto que é a melhor do mundo. Assim como cada um de vocês deve achar a própria mãe a melhor do mundo, a minha é a melhor do mundo na opinião dos três filhos dela e de um monte de amigos dos três filhos.

Enquanto vários dos meus amigos achavam um saco dar satisfações, eu fazia questão de ligar diariamente para ela quando estava viajando, por exemplo. Muitos dos meus amigos reclamavam, porque suas mães pegavam no pé, marcavam em cima, e eu adorava todos os telefonemas da minha. Tanto que já avisava a quem estivesse do lado que se meu celular tocasse no meio da madrugada, era ela. E eu nunca fiz uma cara feia em atender.

Não sei como são as relações entre mães e filhos. Como eu ainda não sou mãe, o que eu conheço é a relação entre eu e minha mãe. Passei a adolescência ouvindo as pessoas da minha idade brigarem pela independência, sonharem com o dia em que deixariam a casa de seus pais. Eu, honestamente, nunca tive esse sonho. Aliás, o que eu queria mesmo era ficar ali com eles dois, meus pais, o máximo de tempo possível, aproveitando esse presente que ganhei.

Lá em casa, somos todos grudados na saia da minha mãe (no melhor sentido que essa expressão possa adquirir). Tanto que hoje, estamos os irmãos com 33, 31 e 27 anos, mas todos ali, bem perto dela. Eu já fui uma filha rebelde. Quando criança, ouço meus pais contarem as tantas vezes que “fiquei de mal” com minha mãe. E eu era uma menina difícil. Ela colocava meu café e eu jogava fora, pedindo pra meu pai fazer a mesma coisa de novo. Imaginem?

Hoje a gente ri das histórias. E eu agradeço pela paciência dela, pelas atitudes rigorosas e pelas broncas. Engraçado que eu consigo perceber claramente o quanto a presença de minha mãe em minha vida faz diferença. Ela foi quem mais me ensinou a ser humana, a ser menos agressiva, a ser mais compreensiva, mais paciente, mas solidária. Literalmente, minha mãe tem-me ensinado diariamente a ser uma pessoa melhor.

Dia das MãesEu não devo ser a melhor filha do mundo. Tenho um milhão e meio de defeitos. Mas passei a vida me esforçando para não decepcionar. Queria ser motivo de orgulho, queria fazê-los sorrir de satisfação, queria conquistar um monte de coisas só para vê-los vibrar a cada vitória. Aos poucos aprendi que meus pais se contentavam com muito menos. Percebi que meu sorriso os fazia sorrir, que minha felicidade era o motivo maior da satisfação deles.

Eu falo dos meus pais o tempo inteiro. Quem convive comigo sabe o quanto eu falo sobre eles. Penso às vezes que devo ter sido uma pessoa muita bacana numa dessas encarnações anteriores, para merecer uma família como a minha. Eu não sei se conseguirei um dia retribuir toda a dedicação, carinho, atenção, amor e devoção que eles têm por mim. Mas eu sei que quero aproveitar cada segundo ao lado deles.

Mãe, eu sei que você já sabe, e agora é o mundo que vai saber também o quanto eu te amo. Nossa, não consigo imaginar ninguém melhor do que você nesse papel, não te trocaria por ninguém mais e tenho um orgulho infinito de ter você como minha mãe. Talvez eu não fale tanto que te amo, talvez eu não dê tantos beijos e tantos abraços quantos a senhora gostaria, mas quero que nunca esqueça, nunca, que você, junto com meu pai, são o motivo maior da minha felicidade.

Esse texto é uma homenagem, claro, e uma carta pública de agradecimento. Obrigada por cada dia, por cada riso, por cada história, por cada bronca. Obrigada pelo cuidado, pela preocupação, pelas interferências, pelas opiniões. Obrigada pelo apoio, por comemorar minhas conquistas, pelo esforço contínuo em me mostrar o melhor caminho. Obrigada pela compreensão e pelos perdões.

O que eu queria era que você ficasse pra sementinha. Mas como você mesma me diz que um dia não a terei mais por perto, mudei o meu querer. O que quero agora é poder aproveitar cada momento ao lado de vocês e me dedicar agora a fazê-los sorrir o tanto mais que eu puder. O que quero, hoje, é dar motivos, todos os possíveis, para vocês se orgulharem da pessoa que colocaram no mundo. E que tenham a certeza, plena, completa e irrestrita, do quanto os amo pra sempre.

Ah, e se tiver mesmo outras encarnações lá na frente, terei o maior prazer em voltar ao mundo novamente como filha de vocês. É um presente que nada do que eu faça será realmente capaz de agradecer. Feliz dias das mães!!!!!!

5 comentários em “Dia das mães: homenagem à minha mãe

  1. A minha filha Alane Virgínia (lane ou laninha) com eu a chamo carinhosamente.

    Agradeço bastante emocionada a sua homenagem, os vários elogios feitos à minha pessoa, inclusive a importância que você ressalta sobre a contribuição que consegui dar para o seu amadurecimento, para o seu crescimento.
    No meu interior, na minha concepção , minha filha,todo o meu amor, minha dedicação, todos os meus conselhos, carinho, preocupações direcionados a você e meus outros dois filhos (Alã e Vanessa), seus irmãos, nada mais são do que minha obrigação, pois a partir do momento que os coloquei ao mundo, sentir-me responsável em procurar passar a vocês todos os ensinamentos que recebi dos meus grandiosos, maravilhosos pais (Osvaldo Ewerton e Cremilda ).
    Também ressalto aqui a importância de ter ao meu lado um esposo amigo, companheiro,responsável, enfim uma pessoa maravilhosa que me ajudou bastante a criar
    vocês, em todos os momentos.
    Só tenho a agradecer ao nosso pai celestial, ao nosso Senhor Jesus Cristo por ter me dado essa linda família :esposo e filhos dedicados, amorosos, unidos.Em todas as minhas orações, só agradeço as grandes bençãos recebidas.
    Minha filha Laninha você e seus irmãos , para mim e tenho certeza para seu pai também são os MELHORES DO MUNDO.
    AMO VOCÊS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *