Má gestão compromete atendimento do Beleza Natural

*Texto da jornalista Giovanna Castro

A palavra é pequena – gestão – mas pode gerar enormes consequências em um ambiente, tanto positivas, quando ela existe, ou negativas, quando não dá as caras. E falta de gestão ou deficiências graves de gestão vêm acontecendo, na minha opinião, no atendimento do Instituto Beleza Natural.

Como vocês sabem, eu sou uma cliente do Instituto há oito meses e a cada trinta dias vou lá para retocar minha raiz, afinal de contas, gosto muito do serviço e, apesar dos problemas que listarei a seguir, não pretendo abandoná-lo. Nem que seja por absoluta falta de opção.

Quando comecei a ir ao Beleza, me senti em um oásis, eu que vinha de um salão de bairro muito bom, mas bastante desorganizado em termos de atendimento, já que precisava chegar lá por volta de 7h e, não raro, saía lá pelas 21h. O atendimento do Beleza é feito por meio de uma senha que a cliente pega na entrada e, após o pagamento, se dirige para uma sala onde os números são chamados via painel eletrônico. Uma beleza, pensei!

A primeira etapa, que é pagar, costumava ser rápida. Eu chegava, me dirigia ao caixa, pegava minha senha, pagava e ia para a sala esperar ser chamada para fazer a divisão do cabelo. Esperava coisa pouca, até porque várias meninas ficavam a postos para dividir o cabelo de pelo menos seis mulheres a cada vez. Ritmo de atendimento em série, para desembaraçar e dividir a juba em tufos. Dali da divisão, era esperar mais um pouco, até ser chamada para aplicar o super relaxante. Jogo rápido!

Giovanna Castro

Eu saía do trabalho às 14h, chegava lá por volta das 14h30 e saía no máximo às 18h. Meu recorde foi o dia que saí cerca de 17h, uma maravilha! Porque, adoro salão, como toda mulher adora, a gente se sente o máximo quando é bem cuidada, mas odeio, em letras garrafais, esperar. Odeio mais ainda, e acredito que nenhuma mulher gosta, esperar muitíssimo mais do que parece razoável aguardar por um atendimento.

Pois é, alguma coisa mudou no Beleza, nestes meses de frequência fielmente mensal. Ultimamente, tenho pego a senha e esperado um tempo até mesmo para fazer o pagamento. Entro lá, pego meu número, sou chamada, pago e depois volto para o salão para esperar a divisão. Diversos argumentos podem ser usados, a época de final de ano, que o salão estaria bombando, que a mulherada toda de Salvador resolveu ir cuidar dos cabelos lá, mas nenhum deles justifica.

Se o movimento está sendo maior do que o previsto inicialmente, aparece aqui pela primeira vez a palavrinha mágica, gestão. Há que se rever a quantidade de funcionárias, o sistema de atendimento ou, em último caso, alguma alma boa ficar de olho e remanejar a distribuição de colaboradoras a depender do serviço que estiver deficiente no momento. E isso eu não vejo acontecer no Beleza, nos dias em que vou lá.

Falo isso de cadeira porque aconteceu comigo. Há três meses, mais ou menos, não lembro exatamente, estava havia 50 minutos esperando no salão para ir para a divisão do cabelo. Via várias meninas uniformizadas circulando pela área, enquanto somente duas meninas atendiam na divisão com um monte de mulher esperando a vez. Reclamei.

A justificativa que recebi foi que havia várias meninas em horário de almoço, outras estavam fazendo um treinamento (como assim, treinamento em pleno horário de funcionamento, por volta das 15h??? Não há outro horário que não atrapalhe o atendimento???) e me pediram paciência.

Aliás, todo mundo é educado lá, desde os meninos que ficam no estacionamento organizando o fluxo de veículos, até todas as atendentes. Mas educação não supera falhas de gestão. O mais adequado seria alguém puxar as meninas que circulavam pelo salão, aparentemente, sem fazer nada, e colocá-las na divisão. Porque, mesmo que vá demorar no super relaxante, o atendimento prévio na divisão já “distrai” a gente e ameniza o sofrimento da espera. Mas não foi feito isso.

Giovanna Castro

Da última vez, e foi o que motivou esse meu post, porque eu jamais pensei em escrever algo negativo sobre o Beleza, o sofrimento foi além do normal. Como sempre faço, corri do trabalho direto pro salão. Cheguei lá no horário de sempre e registrei minha senha 035 e pagamento às 14h39, como você pode ver na foto. Começava ali o meu calvário e o de várias mulheres que sofreram a mesma inglória espera naquele dia.

Na hora em que eu cheguei, tinha apenas uma menina dividindo os cabelos das clientes. Uma hora depois, chegaram mais duas, e permanecemos assim por longo tempo. Não sei se houve demissão ou atendentes resolveram deixar o trabalho, mas fato é que vejo menos meninas circulando por lá do que via no começo da minha relação com o Beleza. Às 17h, meu número foi chamado para a divisão.

E você que é mulher, sabe que mulher espera, principalmente em salão, porque sabe que demora mesmo. Ainda não conheci um homem que entenda isso – todos eles falam, “que absurdo!”, “nunca aguentaria isso!”, “iria embora na primeira hora!”. Mas mulher aguenta, ainda mais quando acredita no resultado, que é o meu caso.

Mas também todas se irritam quando o tormento é excessivo e, obviamente, aqui e ali, fui começando a ouvir reclamações da mulherada. Era uma que levantava para reclamar na divisão, outra que abordava uma atendente para perguntar a razão da demora. Nenhuma resposta parecia satisfatória.

Eu, que estava com o número 035, vi o painel eletrônico ir de um em um a partir do 978, até o 999 e vi começar toda a contagem de novo do 000. A inquietação tomava conta de todas nós, até que por volta das 18h10, sim, por volta de 18h10 – uma hora e dez de espera com o cabelo amarrado em tufos e, pior, sem poder desistir porque o serviço já havia sido pago -, uma atendente veio ao salão dizer que a espera seria mesmo de 5 a 6 horas para cada mulher porque meninas tinham faltado, algumas estavam de férias e outras de atestado. “Temos sete colaboradoras e uma vip atendendo e duas meninas da noite estão de férias”, ela disse, se desculpando. Legal! Um salão daquele tamanho com oito pessoas atendendo? Helloooo?

Primeiro erro: alguém não ter dito isso antes. Porque não avisar de hora em hora, por exemplo? Eu falo por mim, até não me importo em esperar, quando percebo que tem alguém preocupado em fazer tudo para que a gente espere menos, não é mesmo?

Segundo erro, dizer que havia recomendado às meninas do caixa que avisassem para as clientes que a espera seria longa, o que naquele dia não aconteceu comigo. Ninguém me avisou nada. As outras mulheres também confirmaram não terem sido advertidas. Fui lá na época do Natal e a menina me disse logo na entrada que havia 42 pessoas esperando só para pagar. O que foi que eu fiz? Decidi que não ia esperar, pronto, tranquilo, sem traumas. Quem ficou lá, não teria porque reclamar, já que foi informado sobre a real situação.

Giovanna Castro

Outro equívoco, dizer que meninas tinham faltado, algumas estavam de férias e outras de atestado, essa última informação quem me passou foi a moça que aplicou o produto no meu cabelo. Eu, como cliente, não tenho absolutamente nada a ver com isso. Esta é uma questão de gestão, ou falta de, gestão administrativa interna. Se acontece um problema desse, a primeira coisa que o gerente deve fazer é remanejar as peças remanescentes para que o cliente final não seja penalizado.

Bom, nada disso tem acontecido no Beleza, pelo menos em duas das datas em que estive lá. Além do mais, encontrar uma moça de roupinha diferente, o que indica que esteja em outra função que pode resolver ou pelo menos acionar quem possa resolver, é a coisa mais difícil. Parece que elas percebem a situação e somem para não serem interpeladas pela fúria das clientes impacientes.

Sentei na cadeira para aplicar o super relaxante em torno de 19h15. Mais de seis horas depois de ter chegado, ainda estava na cadeira, quando uma atendente veio me perguntar se eu iria comprar algum produto. O salão já estava fechado e as últimas clientes aguardavam atendimento. Às 20h44, como aparece na foto do boleto do cartão de débito, comprei um creme para pentear. Saí de lá, exausta, perto de 21h45 com meus cachinhos renovados e já imaginando o que me espera no próximo mês.

Não conheço a estrutura administrativa do Instituto Beleza Natural, sou apenas uma consumidora do produto que, reafirmo, vou continuar utilizando porque me atende muito bem e deu ao meu cabelo o visual que eu precisava. Mas algo tem que ser feito urgentemente em relação ao atendimento, sob pena de clientes abandonarem o serviço, mesmo gostando dele.

Certa vez, conversando com uma das atendentes, ela me falava exultante, enquanto fazia o meu cabelo, que Zica (idealizadora e dona da rede de salões) vinha periodicamente a Salvador para aplicar, ela mesma, treinamentos e que não tinha besteira nenhuma com as funcionárias.

“Ela senta na mesa com a gente e vai almoçar no mesmo restaurante. Não tem frescura. Ela também diz que todos nós somos iguais e que somos importantes para o sucesso dela”. Achei isso muito simbólico da filosofia que a dona pretende imprimir ao seu negócio, mas já tá na hora de Zica dar outro pulinho aqui em Salvador. Parece que a mensagem anda se perdendo da memória das meninas…

Confira entrevista com Heloísa Assis, mais conhecida como Zica, dona e idealizadora da rede Beleza Natural

60 comentários em “Má gestão compromete atendimento do Beleza Natural

  1. Olha, eu, em maio, escrevi um post parecido. Fui com minha irmã, levei 10h lá dentro e ainda não foi nada do que eu pedi. Reclamei com a direção, peguei meu dinheiro de volta e falei que esse sistema de pagar antes é ilegal e coercitivo. Como você disse, já estava pago, não ia sair. Tive que almoçar por lá e tudo, lugar que não tem essa infra estrutura. Se você ler meu post, vai ver que nunca mais pusemos nossos pés. Não que o produto em si seja ruim, é só uma propaganda enganosa. Elas usam sódio e não o cálcio que dizem, que, se você pesquisar, vai descobrir que não alisa cabelo. Ele é só uma pasta-veículo para o sódio. São tantos os processos contra a empresa, por conta do super relaxante, que eles estão proibidos de aplicar em menores de 16 anos. E não deixe que fique mais de 10 min no seu cabelo!

    No mais, acho sempre válido um instituto especializado em cabelos afros, mas ainda assim, ele é meio limitante. Não trata de outra forma que não relaxando. Gosto que eles tenham uma linha de manutenção e que obrigue as meninas a hidratar os cabelos sempre. Mas essa é toda a mágica do BN. Ele obriga quem tem preguiça e nunca cuidou do cabelo (porque só alisar e dar escova/chapinha não é cuidar) a ter cuidado, e mostra que o resultado é possível. Só acredito que existam coisas melhores no mercado.

    Boa sorte com a sua busca.

      1. Olá, Gi. Esse post foi publicado em 2011. Seria legal você entrar em contato diretamente com eles, pra saber se houve alguma alteração. Beijos.

  2. Complicado quando isso acontece porque nos sentimos moralmente lesados (claro, tirando o tempo que perdemos, o $$$ gasto, etc). Fico muito chateada com este tipo de serviço e muitas vezes quando isso acontece não volto ao local.
    Aconteceu comigo na Barber Beauty do Shopping Iguatemi um dia, quando entrei para perguntar o preço de uma sombra que estava à venda. Perguntei a uma moça que trabalhava no local, ela me respondeu secamente o preço e saiu, me deixou falando sozinha. Despois disso várias pessoas passaram por mim e não me deram a mínima. Fiquei plantada na recepção de propósito, apenas para ver quanto tempo eles me deixariam ali. Quando não aguentei mais, fui ao balcão e disse que estava me retirando porque tinha sido completamente ignorada pela vendedora e até aquele momento ninguém havia notado minha presença na loja. Não volto mais.

    1. Oi, Dani! Td bom? Vc está certíssima na sua postura… E o pior é que pelo que vejo por experiência própria, parece que as grandes redes que saem do eixo RJ/SP e resolvem abrir filiais em Salvador ou no Nordeste, não apresentam a mesma qualidade de atendimento que nos seus estados de origem. Aqui em Salvador tem vários exemplos. Não sei se eles acham que os consumidores daqui não merecem ser bem tratados tb, enfim. Mas a assessoria me informou que providências serão tomadas. Vamos aguardar! Bjs!

  3. Infelizmente nada foi feito para melhorar o atendimento. Cheguei ao BN no sábado (23/04) ás 8:45 e não encontrei mais senha para atendimento, é a 3ª vez que isso acontece neste mês, sinceramente já penso em deixar de frequentar o instituto.

    1. Oi, Gal! Infelizmente a minha experiência tem sido a mesma que a sua… Muita demora, nenhuma solução para o problema, e pouca gente para atender as clientes. Você deve decidir o que for melhor para você mas, do jeito que as clientes são tratadas por lá, a saída é mesmo procurar uma alternativa… Bjs e obrigada pela visita!

  4. Fui ao BN pela primeira vez no dia 02/04/2012, tive uma primeira péssima impressão. Primeiro cheguei lá as 7:00, já tinha umas 40 pessoas na minha frente, peguei a senha 289. Até ai td bem, colocaram meu nome na lista para avaliação por que era a primeira vez, já estranhei, entrei em contato com a menina do BN ela deveria m informar que passaria por uma avaliação antes de fazer, pois assim iria mas tarde apenas para a avaliação e não faltaria trabalho, ela m disse o contrario que poderia ir e fazer. Fiquei exatamente 1hr e 25min para entrar na sala de avaliação, meu cabelo é natural tenho mais de 11 anos que não uso nenhum tipo de química ou tintura no cabelo ele é considerado” virgem”, ela disse que meu cabelo não poderia receber o produto pq talvés não pegasse, Como assim??? a especialidade do salão são cabelos afros? então? m veio com uma desculpa de que meu couro cabeludo estava sensível e que a aplicação não ficaria boa. Fiquei meia hr tentando argumentar q tinha perdido uma manhã toda de trabalho, quando eles poderiam ter avisado dessa triagem na ligação. Fiquei irritada a gerente disse que não poderia fazer nada por mim e ainda m desejou boa sorte.
    Sair de lá frustrada e com uam péssima primeira imagem do salão.

  5. Sou cliente do Beleza desde março de 2008 e neste março de 2012 decidi não utilizar mais o relaxante do Salão. Meu cabelo está muito danificado por conta de relaxamento mal feito. Nem todas funcionárias trabalham bem e com apreço. A maioria conversa muito e não atende os pedidos das clientes. Já fiz uma reclamação por escrito no livro em Ipanema em 2011. Meu cabelo que antes de utilizar o produto do Beleza cacheava (tenho fotos), hoje é feio, sem vida, poroso e nem frisa. Não há produto que dê jeito, terra, água… talvez só o Céu, só milagre. Gostaria de saber qual química (guanidina, hidroxido) é compatível com o relaxante do Beleza? Não quero saber fórmula, só quero saber qual produto posso passar de agora em diante. Sei que é um DIREITO LÍQUIDO e CERTO como consumidora saber a informação e gostaria de obte-la amigavelmente, sem a necessidade de um a ação judicial, que demandaria tempo e abriria precedentes. Tentei enviar email no site do Beleza mas o envio não funciona.

  6. Em 2009 fiz uso pela primeira vez do super relaxante.meu cabelo ficou maravilhoso. voltando fui muito mal atendida pois as funcionárias estavam em discursão sobre o atendimento. voltando pela terceira vez sai novamente com meu cabelo poroso ,super danificado. um cabelo com cachos definidos, ficou liso. E até hoje não retornou os cachos

  7. Olá, em outubro de 2011, fiz o super relaxante no Beleza Natural de Niterói. O tratamento de início é bem indiferente, não sei se é por que sou mineira e aqui geralmente damos muita atenção as pessoas. Fiz o super relaxante e fui para o corte, quando a moça foi cortar meu cabelo, ela disse: “Nossa alisaram seu cabelo, ele não vai cachear nunca”, disse ainda que eu tinha que pedir para ela deixar a raiz mais crespa para cachear, falei para ela que eu não sou cabeleireira e como ia saber disso.
    Fiquei decepcionada, sai de lá com o cabelo alisado, ficou horrível, fiquei fazendo escovas, até que decidi fazer aplique para descansá-lo e voltar ao permanente afro. Fiz contato com o SAC da empresa, e me deram uma resposta pouco esclarecedora.
    No momento em que aguardava o atendimento, percebi que o cabelo das cabeleireiras é uma coisa e das clientes é outra, saí acreditanto em propaganda enganosa. Para mim, Beleza Natural nunca mais.

  8. Estava ansiosa para ir o beleza natural , pois minhas tias adoraram e gostaram , mas desistir depois de tanto ouvir falar do péssimo atendimento, dos cabelos feios de algumas clientes , que parece que o cabelo esta lambido nn sei porque, e de problemas no super relaxante que em vem de cachear , alisa, pois eu sair da química faz 3 anos para voltar a química novamente e fica escrava da boa vontade dos cabeleireiros mesmo você gastando horrores , graças a Deus meu cabelo não tão ruim só esta com as pontas tesas resultado da química e isso e resolvido com corte aos poucos porque odeio meu cabelo curto e esta ate cacheado eu mesma hidratando em casa com produtos para cabelos cacheados. Eu acho que beleza natural é o que é mesmo com varias clientes mal satisfeita com atendimento que deveria ser otimo pois é caro, porque infelizmente não existe salão de beleza especializados em cabelos afro e nem produtos realmente bons espero que aprece vários salões com essa especialidade para cada um cuidar bem da satisfação dos seus clientes

  9. poxa vida………….. tenho esperado a meses para ir a beleza natural e levar minha filha tbem, trabalhei com cabelos diversos a 07 anos , fiz curso de 02 anos, trabalhei com linhas maravilhosas, mais hj deviduo a uma alergia a produtos que adquiri por causa de formal, nao faço mais cabelos minhas maos ficaram mto sensiveis. entao resolvi entregar meus cabelos pixaim a pessoas de confiança, assim como fui para meus clientes, tenho medo de entregar meus cabelos a pessoas erradas ( de minha filha tbem) entao decidi pela bn, mais pelo visto. a insatisfaçao ta ganhando amplitudi, nao tenho abto de julgar nada antes de conhecer, ate pq minha educaçao nao permite.mais com tantos comentarios negativos estou com pe atras. bjkas

  10. Meninas, infelizmente aqui no salão do Rio de Janeiro. especificamente o de Campo Grande, todo esse relato de grande espera é uma constante.
    Neste último sábado cheguei às 6:30 da manhã e só saí de lá ao meio-dia.
    O pior de tudo é que ao contrário do relatado neste post, as atendentes e gerentes não sabem como tratar os clientes, já fui mal-tratada lá várias vezes.
    Quando procuro a gerente para falar que meu cabelo continua crespo, mesmo após o relaxante, ela defende a cabeleireira que fez o serviço, e só após muito debate consigo o retoque da raiz.
    Gosto muito do produto de lá, mas não aguento mais tanta espera e mal atendimento.
    Pra mim não dá mais… não volto mais lá

  11. olá pessoal fui no dia 24/09/12 só para comprar um creme de pentear ,a atendente nem olhou pra frente tava de papo e continuou do mesmo jeito,um absurdo. instituto do largo do tanque

  12. Procon em cima do BN, meninas! E com relaçao ao cabelo ficar liso ao invés de cacheado: tem umas profissionais la que nao sabem diferenciar um cabelo do outro. Acha que todos os crespos sao iguais e nao sao. Tem uns mais finos/grossos, ou mais porosos que outros. Tem cabelo muito crespo que pega química muito rapidamente, enquanto outro que é menos crespo mas p/ absorver a química leva um século! Isso elas tem obrigacao de saber. Mas pegam nossa cabelo e ficam espixando com pente fino o cabelo e aí amigas… adeus beleza cacheada (que eles tanto divulgam). Eu chego la e ja falo em alto e bom tom: POR FAVOR, DEIXA A RAIZ ALTA… essa é a palavrinha mágica: RAIZ ALTA. Aí elas pegam leve e relaxam o cabelo, e nao espixam. E nem o atendimento VIP esta prestando, elas passam gente que chegou depois na frente, nao tem critério… sou cliente desde 2005 e conheço as filiais de Caxias, Nova Iguaçu, Campo Grande e até a de Salvador. O atendimento é a mesma porcaria, tanto no nordeste, quanto no sudeste. É muito cliente reclamando p/ eles nao tomarem nenhuma providência. Zica, se liga: nós somos clientes e somos nós mantemos o seu negócio e nao estamos sendo atendidas a contento. Isso parece óbvio, mas o óbvio aqui é que você é a única que não está vendo sob essa ótica. Por favor, chame o Vicente Falconi pra te dar umas aulas de gestão e veja se aprenda alguma coisa sobre satisfaçao dos clientes.

  13. Infelizmente, além do meu cabelo ser alisado, ele caiu muito, tenho menos da metade dos meus fios e estou muito triste. Tenho tentado comunicação com o instituto daqui de Salvador há 19 dias, depois que eu comecei a tomar medicamento para evitar a queda. Só hoje ligaram par mim, depois que eu deixei esse post no blog e no facebook. “Muito bom ter um post como esse aqui, porque , por causa do BN, eu estou com problemas sérios de autoestima. Fazia tratamento há dois anos. A primeira aplicação foi perfeita, meu cabelo ficou muito cacheado, volumoso, do jeito que eu gosto. Fiquei realmente muito feliz e com a autoestima em alta (desculpa a redundância). Sempre disse às cabeleireiras que queria meu cabelo crespo e volumoso, que é o natural dele, mas elas não me ouviram. Sempre levavam o produto até as pontas e eu sentindo meu cabelo cada vez mais liso e mais vazio. Eu reclamava, elas diziam que só havia uma forma de usar o Super Relaxante e eu, OTÁRIA, continuei indo, pagando mais caro porque só ia à ala VIP. Moral da história: hj não tenho quase mais cabelo, estou com vergonha de sair na rua, acho que só tenho 1/4 do meu cabelo porque da última vez que eu fui, a cabeleireira não tirou o produto direito e meu cabelo caiu muito, estou cheia de falhas e tomando medicamento para diminuir meus danos. Eu procurei o BN, tentei enviar um comunicado pelo site, mas é impossível, pois não consegui clicar em “enviar”, devido à configuração da página. Daí vi que existia uma página no Facebook e relatei o que houve, enviei fotos, inclusive, uma pessoa respondeu, dizendo que deu meu número para que algum funcionário do Beleza natural me atendesse. Isso ocorreu no dia 9 desse mês e até hoje eu espero essa ligação. Paguei R$64,00 pelo medicamento, que só dura 10 dias. Terei que fazer o tratamento por 6 meses. Calculem meu prejuízo. O que mais me chateia é a falta de respeito para comigo, que sempre honrei o Beleza Natural. Paguei muito caro para ter o pior resultado. Essa deve ser a garantia da autoestima, promovida pelos instituto. Eu mereço, no mínimo uma indenização!”

  14. Oi Gente,
    Oi Gente,

    Li todos os relatos acima, eu sou usuária doa BN desde 2010, nunca tive problemas com o atendimento, talvez por que eu moro em outra cidade e marco no vip para não demorar, mas acredito em todos os depoimentos aqui postados e vejo muita gente reclamando lá.
    Minha insatisfação é realmente com o super relaxamento mesmo, em dezembro de 2012 começou todo meu calvário. Fiz o relaxamento nesse referido mês percebi um cheiro meio estranho do produto, acreditei que de repente eu estivesse num processo de sensibilidade e esse cheiro estava me irritando, fizeram todo procedimento, quando o cabelo secou ficou muito estranho parecendo uma palha, imediatamente lavei e hidratei e daí por diante o cabelo começou a cair sem parar. No final de janeiro fui novamente ao BN conversei sobre o meu processo, a cabeleireira que me atendeu como elas sempre fazem disse que eu não hidratei o cabelo direito, mesmo eu retrucando e afirmando que fazia tudo que elas indicavam, ainda assim prevaleceu a fala dela.

    O tempo foi passando e o cabelo caindo sem parar e completamente liso, até que no mês de junho eu resolvi cortar o que restou do cabelo, ele só tinha 30%, pensei em desistir do BN, no final do mês de julho com o cabelo já bem crescido resolvi ir ao BN e conversar a respeito do cabelo, levei uma foto que tirei no mês de dezembro onde o meu cabelo estava lindo bem abaixo dos ombros, a gerente química se mostrou surpresa e por sinal me atendeu muito bem, mesmo tentando me convencer que eu não fiz o processo de hidratação certinho, ela me ancaminhou para outra cabeleireira que fez o relaxamento e dessa vez eu gostei, mas estou de olho. Fiz esse depoimento para que nós usuárias desse instituto fiquemos atentas durante a aplicação do relaxamento e principalmente ao processo de lavagem do mesmo, pois percebi que ele caiu na parte da nuca, na frente e na altura da orelha. Na época compartilhei meu sofrimento com uma amiga, que hoje está passando pela mesma situação que eu passei.
    Colegas cacheadas fiquemos atentas não entregue suas madeixas para fazerem de qualquer jeito não, pois o investimento que fazemos de tempo e de $$$$ e muito grande e é para ficarmos satisfeita com o resultado.

    Li todos os relatos acima, eu sou usuária doa BN desde 2010, nunca tive problemas com o atendimento, talvez por que eu moro em outra cidade e marco no vip para não demorar, mas acredito em todos os depoimentos aqui postados e vejo muita gente reclamando lá.
    Minha insatisfação é realmente com o super relaxamento mesmo, em dezembro de 2012 começou todo meu calvário. Fiz o relaxamento nesse referido mês percebi um cheiro meio estranho do produto, acreditei que de repente eu estivesse num processo de sensibilidade e esse cheiro estava me irritando, fizeram todo procedimento, quando o cabelo secou ficou muito estranho parecendo uma palha, imediatamente lavei e hidratei e daí por diante o cabelo começou a cair sem parar. No final de janeiro fui novamente ao BN conversei sobre o meu processo, a cabeleireira que me atendeu como elas sempre fazem disse que eu não hidratei o cabelo direito, mesmo eu retrucando e afirmando que fazia tudo que elas indicavam, ainda assim prevaleceu a fala dela.

    O tempo foi passando e o cabelo caindo sem parar e completamente liso, até que no mês de junho eu resolvi cortar o que restou do cabelo, ele só tinha 30%, pensei em desistir do BN, no final do mês de julho com o cabelo já bem crescido resolvi ir ao BN e conversar a respeito do cabelo, levei uma foto que tirei no mês de dezembro onde o meu cabelo estava lindo bem abaixo dos ombros, a gerente química se mostrou surpresa e por sinal me atendeu muito bem, mesmo tentando me convencer que eu não fiz o processo de hidratação certinho, ela me ancaminhou para outra cabeleireira que fez o relaxamento e dessa vez eu gostei, mas estou de olho. Fiz esse depoimento para que nós usuárias desse instituto fiquemos atentas durante a aplicação do relaxamento e principalmente ao processo de lavagem do mesmo, pois percebi que ele caiu na parte da nuca, na frente e na altura da orelha. Na época compartilhei meu sofrimento com uma amiga, que hoje está passando pela mesma situação que eu passei.
    Colegas cacheadas fiquemos atentas não entregue suas madeixas para fazerem de qualquer jeito não, pois o investimento que fazemos de tempo e de $$$$ e muito grande e é para ficarmos satisfeita com o resultado.

  15. Depois de muitos problemas com a desorganização e a falta de respeito do Beleza, decidi mudar e me dei bem.
    Estação Belleza Pura no Norteshopping/RJ.
    Meu cabelo está MARAVILHOSO.
    Tratamento excelente, organização mil. Preços excelentes. E no conforto do shopping.
    Nunca gasto mais do que 1 horas dentro do salão.
    Os produtos também são muito melhores do que os do Beleza e muito mais baratos.
    A Zica pode ter uma bela história de vida, mas quem vive de passado é museu.
    Além do mais pagamos caro demais para sermos maltratadas.
    Experimentem também.
    https://www.facebook.com/estacaobellezapura?fref=ts

  16. Acredito que depois de aprox um 1 ano nada tenha mudado! Recentimente procedi com uma reclamação via e-mail ,e a mesma só foi respondia na mesma proporção do atendimento que é feita para o super relaxante . ( PRECÁRIO). e nada feito
    Posicionamento: Cara Priscila dos Santos , Agradecemos a gentileza de seu contato e interesse por nossos serviços e produtos. Comentários como o seu nos ajudam a melhorar nosso atendimento e a detectar possíveis problemas em nossos serviços e produtos. Sua opinião nos motiva a elevar, continuamente, nosso padrão de qualidade e de atendimento. Para que possamos melhor atendê-la, por gentileza, solicitamos que entre em contato com o nosso SAC (0800 704 4446) ou envie seu telefone para contato. Estamos à disposição por meio do nosso SAC, de segunda a sábado, das 8h às 20h. Entre em contato sempre que desejar! Cordialmente, SAC BELEZA NATURAL Tel.: 08007044446
    P.s SER ATENDIDA É MESMO QUE GANHAR NA MEGA SENA !

  17. Gente, podem me chamar de louca mas faço mesmo loucuras pelo meu cabelo e uma dessas loucuras é sair de Belo Horizonte e ir até o Rio de Janeiro só pra tratar meus cabelos no BN mas ultimamente estou revendo meus conceitos, estou mesmo disposta a testar alguns produtos aqui mesmo em BH para substituir o Super relaxante porque sempre vou na filial Ipanema ( e isso já ha dois anos) e cada dia fica pior,. O salão precisa mesmo de um choque de gestão porque da última vez, depois de horas de espera, saí de la com meus caximos mas com uma revolta por ter me sentido desrespeitada. É horrível aquela sensação- “se vc quiser fazer seu cabelo vai ter que esperar ou então volte outro dia!!” Como??????????? Eu saí de BH, viajei 500km pra ouvir isso?????Estou muito, muito insatisfeita com o salão e pensando seriamente em procurar uma nova solução para os meus cabelos!!!!

  18. Oi, sou cliente do BN há 10 meses e percebi que o atendimento realmente vem declinando, eu não lemnbrava das pessoas reclamando tanto assim. No mês passado foi o meu aniversário e fiz o cabelo já pensando em estar bem nas fotos e que daria para aguentar o Natal, pois me disseram que seria realmente difícil fazer em novembro. Para a minha surpresa não durou nem 3 dias, meu cabelo logo ficou com a raiz altíssima, o da minha prima a mesma coisa, ela ainda tentou reclamar e eles disseram que o BN era para cachear e não alisar, sabemos disso, mas queremos uma raiz com os cachos domados e não como estava! Um absurdo! Ela então retornou outro dia e pediu para avaliar o cabelo e disse que ainda não era cliente ela pergunjtou se o cabelo já daria para passar a química do salão a funcionária da avaliação disse que sim, pois a raiz estava muito alta, minha prima então mostrou a nota de 3 dias antes e pediu para que fosse refeito, pois a própria funcionária havia admitido, ela conseguiu refazer, mas foi mal atendida e o resultado também não foi tão bom. Ou seja eles também não querem concertar os trabalhos mal feitos e dão desculpas obrigando o cliente a ter que fingir que não é antigo para que eles admitam que o serviço foi mal feito. Decepcionante!

  19. É pessoal, isso está sendo em todas as redes!
    O atendimento aqui no Rio está cada vez pior. Sou cliente a mais de 10 anos, mas estou desistindo pela falta de respeito que eles estão tendo conosco. A espera mínima está sendo de 5 horas. Nós pagamos por um serviço que eles não cumprem! É muito fácil fazer propaganda o difícil é se manter no mercado e atender a demanda! CANSADA DO BELEZA NATURAL!!!

  20. eu tb sou de salvador e tenho me sentindo mal pois demora muito e o atediamento das meninas tão pesemo ate fere meu couro cabelo que isso ñ acontecia ta acontecendo isso tem acontecido tanto na divisão do cabelo com no aplicar do relaxamento muito chateada tb com isso!

  21. Olá meninas, como estão? Comecei a usar o BN em janeiro de 2013.
    Comprei todos os produtos anotei como deveriam ser passados os cremes, quando lavar o cabelo, somente em água fria e etc… Mas infelizmente o meu cabelo está sem vida! Pior do que antes de eu ter ido no BN. Vejo que para ter um cabelo lindo no BN temos que ir toda semana fazer hidratação e de dois em dois meses fazer o super relaxamento… Só assim ficaremos com cabelos de moça de novela… Só que moro em MG e o BN não tem no estado!!!! E como eu fico? E como as outras clientes ficam? Achei o atendimento bem ruim, eu fiquei tempos indo de atendente a atendente perguntando a onde deveria ir e qual era a próxima etapa! Estou pensando em mudar de produto, mas não sei a base do BN… Acho isso um absurdo! Não quero a fórmula, só quero saber o que é compatível ou não! Alguma de vocês já usou outro produto químico depois do BN? Qual? Temos que registrar essas reclamações e mandar para a central onde a Zica tenha acesso… Não podemos continuar nessa situação! O BN tem que ser um produto bom e a longo prazo e não um produto que funcione somente durante 2 meses… e após o efeito do super relaxante? Voltar a um outro Estado para fazer? Somos pessoas trabalhadoras e com agendas apertadas, não tem como ir todos mês em uma caravana… Temos que fazer a Zica pensar nessa situação! Acho que esses toques são importante para ela mesma conseguir levar a diante o produto dela! Abraços a todas!!!

  22. Eu sou carioca e aqui a situação dos institutos também é a mesma. Aqui algumas funcionárias têm até medo de nós quando vamos fazer uma reclamação. O atendimento aqui tem deixado muito a desejar. Também acho que está na hora da idealizadora dos institutos se manifestar.

  23. Gente, o hidróxido de cálcio não alisa ou relaxa sozinho. Pra que ele relaxe, é necessário usar carbonato de guanidina. O que transforma o produto em guanidina. Sem a guanidina, não tem efeito nenhum. Isso é enganação por parte deles. O único hidróxido que alisa sozinho é o hidróxido de sódio. Mas o pH desses hidróxidos é alto demais (entre 10 e 14), o que danifica demais a estrutura capilar. Por isso que na primeira aplicação fica lindo, depois fica horrível, porque, no caso da guanidina, por exemplo, ela remove estruturas do cabelo, e não devolve (assim como o tioglicolato faz, que desarruma e rearruma na mesma estrutura). Então, dependendo do cabelo, estraga mesmo.
    É um direito de todo mundo exigir que o salão informe exatamente a fórmula que ele usa no cabelo de uma pessoa. Não é favor. E negar pode até gerar processo. Se alguém se recusar, liguem pra polícia, façam reclamações em órgãos de defesa do consumidor. Corram atrás.
    Fora que essa “manobra” de fazer você pagar primeiro, antes de fazer o serviço, acaba te prendendo dentro do salão. É por isso que elas não se preocupam se vc está lá dentro por 5, 6 ou 10 horas. Já tá pago, mesmo. É um processo meio “curral”. Você não tem um atendimento personalizado. Entra na fila pra tudo, pega uma senha e é tratada como um número. Eu honestamente achava que o Beleza Natural fosse diferente disso. Fora que, pelas fotos que eu vejo, não acho o padrão de cacheamento deles uma coisa bonita não. São raros os cabelos que ficam naturais. Sem falar que a química deles te faz refém. Não parece compatível com nada, nem com outros hidróxidos (eu vi muita gente penar pra mudar de química, mesmo estando entre as mesmas bases). Enfim, eu nunca fiz meu cabelo lá, ouço muita gente falar bem, mas o número de pessoas que se arrepende de ter ido lá supera.

  24. meu nome é Janelma cristina,, sou cliente a três anos do beleza natural o meu cabelo esta horrível esta sem cachos antes era todo cacheado, agora a metade com cachos e a outras sem cachos não sei o que fazer; agora sou escrava do beleza.

  25. Sou cliente do BN a 10 meses, na minha primeiro vez fiquei quase 12 horas lá dentro passando pelas fases. Hoje fui lá e não tinha mais senha para o super relaxante, no final da tarde por volta das 17 horas, pois tenho costume em fazer isso, depois que saiu do trabalho passar lá. Eu já estou pensando em largar o BN, pois além do atendimento ser muito demorado tou sentindo que o meu cabelo não fica mais como antes. Não utilizo mais o shampoo, nem o condicionador e nem o creme de hidratação, pq os meus cabelos ficaram horríveis e depois de muito penar descobrir que eram os produtos que não prestavam, então eu troquei para marca só continuou utilizando o creme de pentear por enquanto.
    A falta de respeito é evidente com as clientes, pois desde a minha primeira vez há 10 meses atras, que falam que vão abrir outro BN em Salvador no Bairro do Pau da Lima e até agora nada. Me pergunto até quando a dona do BN vai tratar a sua clientela nesse jeito. Hoje ela é uma das mulheres mais rica e influente do Brasil, mas, ela deveria lembrar, que isso se deve a todas nós que continuamos frequentando o BN. Eu já ando pesquisando, para deixar de ir no BN, pois vejo que o serviço de lá só tende a piorá. Todas as vezes que vou no BN fico totalmente indignada, com os descaso que somos tratadas pela direção do BN.
    16 de setembro de 2013 continua o mesmo desrespeito com as clientes do Beleza Natural em Salvador, BA, em comparação com a reportagem inicial feita em 2011.

  26. Depois de ler todos esses depoimentos, vou pensar duas vezes antes de agendar um horário no BN aqui em São Paulo. Soube que será inaugurada uma filial agora em outubro/2013; pensei em retirar o alongamento e fazer o tratamento lá, mas acho que vou continuar tratando dos meus cabelos, que são crespos e muito finos, por aqui mesmo. Acho que esse super relaxamento não vai dar certo…

  27. Infelizmente eu fui dia 18/10 no BN aqui em São Paulo(meu cabelo sempre cacheou), estava com quatro dedos natural e louca para ir la, sai com cabelo liso, odiei, na hora a atendente falou que depois ele cacheava, mentira. Nunca mais volto e não indico para ninguém. Cheguei cedo e sai muito tarde. Agora tenho que esperar para voltar ao permanente afro.

  28. Estou com medo do Beleza Natural… O cliente não é obrigado a indicar para a cabeleireira o tempo em que o produto fica no cabelo, muito menos o modo de uso. Esse é o trabalho dela, e se ela não faz direito… ai ai ai.

  29. Não uso nenhum tipo de química nos cabelos há doze anos e resolvi que já era hora de buscar um novo e bom tratamento, por isso,comecei a pesquisar . Falando especificamente da empresa Beleza Natural o que me chamou a atenção é que ninguém atende o telefone da filial aqui de São Paulo, uma ” heresia ” para uma empresa deste porte. Tentei contato pelo 0800 e nada ! A partir deste ponto o raciocínio é um só: como confiar em uma empresa com a qual não é possível qualquer contato apenas para buscar informações? Imaginem para quem deseja fazer uma reclamação? Situação difícil. Resolvi pesquisar um pouco mais e,infelizmente,não gostei nada do que li. De maneira geral, os relatos via internet ( em torno de 80%) são de clientes falando negativamente sobre os produtos e a empresa. Foram citados: demora excessiva para o atendimento nas unidades BN, pagamento antecipado ( ilegal ),funcionárias indiferentes , o Super Relaxante não tem cumprido o que prometer ( cachear),questionamentos sobre a fórmula e por aí vai…
    Também notei que existem argumentos padronizados utilizados pelas funcionárias para as reclamações referentes ao Super Relaxante que me deixaram bastante preocupada.Minha decisão? Por enquanto,não.Obrigada.Buscarei outras alternativas pesquisando muito antes. Sugiro o mesmo a todas.

    1. Cristina eu nao indico, eles respondem no site elogios ou respondem quando querem ganhar clientes, no caso de reclamação nem respondem, o lema respeito, confiança e auto estima é pura enganação. Meu cabelo esta liso vou cortar e esperar infelizmente.
      Bjs a todas
      Maria Antonia

  30. Oi querida meu nome é Bia, li seu comentário e acho que você faz muito bem em pesquisar a respeito da química do BLN, afinal 12 anos sem química você não pode entregar seus preciosos cabelos a qualquer química… Por experiencia própria eu no seu lugar não utilizaria a química do BLN por nada neste mundo. Eu fui p lá com meus cabelos totalmente sem química aplicara o super relaxamento, fiquei 2 anos lá, no 1º ano foi ótimo o cabelo ficou lindo, a partir do 2º ano o cabelo mudou totalmente a estrutura do fio ficando liso porem com cachos, logo em seguida ele começou a cair significativamente e os cachos desapareceram, fiquei com apenas 30% da quantidade de cabelo que tinha, fui lá varias vezes conversar a cerca da queda de cabelo e do sumiço dos cachos já que o marketing é feito justamente em cima dos cachos. Sempre que fui lá com essa queixa toda explicação que ouvia era que eu não estava fazendo a manutenção correta sempre parecia que o problema era sempre meu, ate que cheguei a conclusão que a química era muito forte para estrutura do meu fio. Abandonei por completo inclusive os produtos de manutenção não quero conta. O erro do instituto esta em achar que todo cabelo é igual e não é… É importe também saber o que a pessoa espera do relaxamento, se busca um cabelo alisado e com cachos ou se simplesmente assim como eu não não quer de forma alguma alterar a estrutura do fio, se você procura o mesmo que eu, te aconselho FIQUE LONGE DO BELEZA NATURAL. Ressalto que o super relaxamento não funcionou para mim, pois eu não quis aquele resultado para mim, outras pessoas que querem o cabelo liso e com cachos talvez goste.

    Boa sorte

    Bjo grande

  31. Alguém sabe com é a química que eles usam e hidróxido de cálcio ou sódio, é compatível com outra química para permanente ? Porque eles não me informaram.
    Obrigada

  32. Meninas, há tempos eu gostaria de ir no BN, mas sempre ouço as clientes postando na internet os aspectos negativos de lá. Sei que nada é perfeito, mas isso de esperar 5/7 horas para ser atendida, sabendo você, que terá que voltar lá em breve e aguentar tudo de novo, é horrível!
    E você pagar antes é pior ainda, pois te obriga a ficar.
    Além de você pagar antes por algo que você nem sabe como será o resultado, exatamente (principalmente para quem faz a primeira vez), já vi até meninas dizendo qe depois de algum tempo indo no BN, a cabelereira aplicou o produto errado e as meninas saíram com o cabelo alisado. Daí você paga para sair linda e cacheada, espera horrores e sai insatisfeita?
    Estava pensando em ir lá amanhã, mas como é feriado e no meio da semana, tenho receio de tirar minhas tranças todas e ir no BN, não ser atendida por causa do nº de pessoas, que assim como eu, vão querer chegar bem cedo, e ficar pensando no jeito qe darei no meu cabelo depois.
    Tentarei ir em algum final de semana, ISSO se eu for! Porque já estou começando a mudar de ideia.
    Sou “livre” com minhas tranças ou meu cabelo realmente natural, se o BN não fizesse as clientes passar por tamanho constragimento, valeria a pena. Mas se prender a um sistema/produto que faz você passar raiva e se sentir impotente (porque pelo que li, não importa o quanto reclamem – quando tem alguém a quem se possa reclamar- nada muda), não faz o menor sentido, além da sensação de “tempo perdido”.
    Será mesmo que vale a pena? Eu odeio demora, odeio esperar. E se você é cliente, tá pagando pelo serviço e ainda tem que passar por isso, é pior ainda!

  33. Sou cliente do BN de Niterói há mais de 5 anos. No início achava ótimo, apesar de toda espera. Desde o começo, aguardava no mínimo 5h para relaxar o cabelo. Acontece que meu couro cabeludo é sensível e praticamente todas as vezes sinto ardência e meu couro fica com feridas enormes. Mas isso poderia ser evitado SE as meninas que passam o produto parassem de esfregar o PENTE COM FORÇA ENQUANTO PASSAM O PRODUTO NA RAIZ. Sempre reclamo, mas é a mesma coisa. Outra coisa que notei é que cada uma faz o processo de forma diferente. Algumas realmente fazem padrão, outras puxam o produto até a as pontas e penteiam, tirando todos os cachos. Outra coisa que notei é que meus cabelos andam caindo MUITO. Estou com medo de fazer novamente. principalmente na parte da frente, do lado direito, sem contar que o efeito da química não dura nada. Sai na segunda lavagem. Acredito que houve mudança no produto. Lembro de ter perguntado uma vez qual era a base do produto, e uma cabeleireira disse : hidróxido de sódio, agora já falam que é hidróxido de cálcio. Não sei se são compatíveis, mas notei que meu cabelo, além da queda está mais fino e sem vida. muito insatisfeita. Estou pensando em procurar outra alternativa. Há quase dois meses não relaxo o cabelo.

  34. Boa tarde meninas,

    Ha cerca de 2 meses ouvi falar que o BN estava chegando em SP e me empolguei com a noticia…
    Após umas pesquisas fui no salão que abriu na Lapa… cheguei lá em um sabado umas 13:00 horas… estava L-O-T-A-D-O… não quis esperar, decidi que voltaria outro dia durante a semana…
    Voltei ontem… cheguei as 18:50… fui atendida para a “entrevista” as 19:55. Neste meio tempo fiquei observando e ponderando muitas coisas, a principal dela, estou sem quimica no cabelo há 3 anos… se fizesse o SR seria novamente refem…
    Por fim, qdo a consultora me atendeu, ja falei que não queria fazer o super relaxamento… ela nem insistiu pq percebeu q não ia conseguir… então ela me indicou uma hidratação e aceitei… paguei era umas 20:10, e comecei a ser atendida as 21:00… saí de lá as 22:30…

    Ou seja, quase 4 horas pra fazer uma hidratação…

    Não tenho o que reclamar do procedimento (apesar da agua fria), mas sim da demora no atendimento e da maneira contraditoria do nome com processo…
    Pois se estamos falando de “Beleza Natural” pq usar Química? Que deixa o cabelo artificial?

    Bjos…

  35. Boa tarde. Gostaria de fazer uma visitinha no BELEZA NATURAL,pois meus cabelos estão caindo muito,além de estarem super quebradiços ralinho e ressecados.
    Gostaria de voltar a ter meus cabelos cacheados.
    Resolve procura-los pois tenho um amiga que já faz tratamento com vcs me indicou o Beleza Natural,más infelizmente nenhum dos telefones funcionam,só dão numero inexistente,tanto o 0800,como o 33897744.
    Alguém aqui sabe me dizer se o Beleza Natural trabalha com venda de produtos pela internet.
    Pior que ao ler tantos comentários sobre o descaso do atendimento além da demora.
    Agora estou na dúvida se realmente valera a pena passar por tudo isso.
    Além do mais odeio ser maltratada.
    Inclusive já mandei emails mais nunca foram respondidos.
    Ai me pergunto. Será que esses comentários não fazem algum sentido?
    Sou de Salvador

  36. Sinceramente eu se fosse voce Mary não iria, seu cabelo vai ficar alisado, o meu ficou e eles não deram nem “confiança” para minhas reclamações. Pura enganação, me desculpe, mas sou contra Beleza Natural.
    Abraços
    Maria Antonia

  37. Agora imagina esse seu sofrimento pra quem é cliente desde 2007 e que passa isso no RJ, onde tem 850 institutos? Manga azeda! Aí você manda mensagem pro SAC, a resposta é: “agradecemos o seu contato, lindona.” e nada muda. Eu também amava o BN, mas esse relacionamento não se renovou e foi esfriando, foi ficando cansativo e caro demais. Pagar 90,00 pra perder um sábado todo? Decidi parar.

  38. E o hidroxico de sodio mesmo, pois o hidroxico de calcio nao arde nao aqui nos EUA chamam o hidroxico de calcio + guanidina de relaxante para couro cabeludo sensiveis. O BN pensa que pode nos enganar com esse miraculoso super relaxante, nao e nada mais que a tal soda caustica ( hidroxico de sodio) a internet desvenda qualquer segredo.

  39. Bom dia , meu nome é Sara tenho 18 anos ! comecei a fazer o meu cabelo no BN em Dezembro.
    Fui a primeira vez a menina que avaliou meu cabelo disse que o produto não ia pegar muito , e que como era minha primeira vez ia passar só dois dedo só da minha raiz, ai tudo bem paguei e fiz o super relaxante, quando eu fui pentear meu cabelo , nem parecia que eu tinha feito meu cabelo, por que estava do mesmo jeito, eu juro , gastei um dinheiro com os produtos de vocês que são uma fortuna , cortei o meu cabelo, que elas falaram que tava cheia de ponta. Ela falam que só vai tira umas pontinhas mais acabam cortando quase seu cabelo todo, meu cabelo tava batendo nas costas , a última vez que fiz meu cabelo foi em 22/04/2014.
    Deste do primeiro dia que eu fiz não deu resultado nenhum no meu cabelo meu cabelo ficou seco, quebrou sempre quando eu pentio meu cabelo fica caindo meu cabelo ta horrível meu cabelo tava batendo nas costa não sai do ombro , meu cabelo não ta inqualado em cima ta cheio e nas pontas ta ralo até minha pescoço CONCERTAZA vocês vão falar que vão tem que corta por que é ponta mais é muito cabelo pra corta , meu cabelo nunca ficou assim, começou a fica assim depois que eu comecei a fazer o cabelo com vocês . Nem todas as meninas sabem passar o Super Relaxante em Campo Grande quando o salão ta cheio vcs querem passar o super relaxante rápido passa os produto e tira nem nem com pente mete aguá, vocês me atenderam super bem mais eu acho que vocês tem que melhorar . não é a primeira vez que eu reclamo já reclamei varias vezes , o preço tbm ta aumentando direto , todo mês e cento e pouco reias quase duzentos pro cabelo fica assim HORRÍVEL !!!!!

  40. Então meninas, o BN chegou aqui em BH e está uma febre!!! Eu particularmente adorei o tratamento. Meu cabelo estava seco, sem vida, muito quebradiço. O super relaxante restaurou meu cabelo de imediato. Concordo com todas quando dizem que a espera é DEMAIS!!!! E aqui em BH não é diferente. Porém, o super relaxante faz muito bem a várias pessoas. Penso que cada caso é um caso. Pretendo continuar o tratamento pois meu cabelo e minha alta estima estão em alta.
    As únicas coisas que achei um fiasco foi as supervisoras cariocas ( com uma falta de educação tremenda) e a falta de organização (gestão), como disse a nossa blogueira. O resto, é tudo muito bommmmmmm!!!!! Não quero dizer que quem reclamou não tenha razão, longe disso. Só quero deixar meu comentário que para mim, minhas irmãs e minhas sobrinhas foi o máximo o super relaxante. Boa sorte à todas!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas volto a dizer, não há necessidade de espera se o BN adotar uma política de gestão imediata e eficaz. Ao invés das gerentes e supervisoras ficarem “passeando” no salão e olhando com cara feia para todos, deviam procurar fazer o seu trabalho com maior competência, neste caso, deixando as mineiras à vontade para fazer o tratamento.
    A minha reclamação aqui vai para as supervisoras e gerentes (cariocas). Elas são muito mal educadas. Ficam andando pra lá e prá cá olhando a todos com cara feia, como se nós estivéssemos ali pedindo um pão velho!! Pelo amor de Deus, estamos no século 21, independente da Zica ter achado a fórmula da alquimia, outros, também, podem encontrar. Em um mundo globalizado como este, não existe um só produto diferente dos outros. Vamos pegar leve!!!!!! Pena que a Zica nunca lerá isso…..

  41. Fui hoje no salão do Shopping Boulevard Tatuapé pela primeira vez apenas para cortar o cabelo e tenho algumas ressalvas a fazer.
    Achei o ambiente e o atendimento extremamente confusos. Cheguei na recepção e, após a atendente me alertar para o período de duas horas de espera – um ponto positivo pela consideração em avisar -, disse que eu precisava apenas colocar meu nome numa lista. Precisei perguntar para várias pessoas, pelo menos cinco, para então descobrir que a tal da lista ficava com as próprias cabeleireiras que rabiscam o nome ali e deixam a Deus dará. Isso me causou uma má impressão, achei desorganizado e um método pouco confiável. Tanto que, de fato, no final das contas haviam riscado meu nome e passado outras pessoas na minha frente. Se eu não tivesse ido lá conferir, após o período exato de 2h10 de espera, teria ficado lá esperando feito tonta até o salão fechar.
    Não gostei nem um pouco do sistema burocrático e fordiano. As atendentes ficam fixas e alienadas nele, não adaptam nada para o tipo de cabelo – que não pode ser limitado a apenas 4 tipos de cachos e ponto -.
    Eu queria ter cortado o meu cabelo seco e me obrigaram a molhar. Então na hora de cortar, meu cabelo estava praticamente liso, como ele costuma ficar, e, por isso, estava muito difícil de avaliar. Como eu havia previsto. A cabeleireira inclusive se surpreendeu, porque lembrava do meu cabelo seco e notou que, de fato, a diferença dele seco e molhado era bem grande.
    Passado esse momento, fiquei bastante insatisfeita com o fato delas só cortarem aqueles cortes específicos do catálogo e nada mais. Eu, com os meus cachos – rotulados de “suaves” pelas moças que lá trabalham – não me senti nem um pouco representada! Praticamente nenhum daqueles cortes iam ficar bem para o meu tipo de cabelo, “virgem”, que tem a estrutura fina, a raiz lisa, mas o resto repleto de cachos médios que ficam volumosos e pesado na frente, mas murchos atrás. Achei que tanto a cabeleireira, quanto a moça responsável por aplicar o creme no final, não souberam, de fato, avaliar o meu cabelo.
    Aliás, esta última passou uma quantidade realmente assustadora de produto, deixando os meus cabelos muitíssimo duros e bastante gordurosos. Olhava para o espelho e tinha vontade de chorar, porque o corte não ajudava em nada o meu tipo de cabelo e o creme deixou ele absolutamente repugnante. Quando cheguei na minha residência, fiz questão de retirar todo o excesso embaixo do chuveiro. Até agora, mesmo depois de lavar com shampoo anti-resíduo, meu cabelo permanece gorduroso e desagradável.
    E só de pensar nas horas perdidas ali, na dificuldade em chegar ao local, e nas expectativas despedaçadas, a tristeza só aumenta. Este salão era a minha última esperança de resolver de vez a minha questão capilar, e agora fiquei meio sem chão. Vou ter que, de novo, voltar à exaustiva missão de caçar cabeleireiros e produtos para o meu tipo de cabelo que, por incrível que pareça, foi descriminado no ambiente que, justamente, dizia valorizá-lo.
    A insistência em empurrar os produtos da marca me causou muita desconfiança. Além disso, o fato de pagar antes é uma afronta e achei o lugar muito barulhento! Deve ter a ver com a acústica do próprio local, ou com a super lotação de pessoas ou com o fato das funcionárias falarem muito alto umas com as outras.
    Pontos positivos: o preço dos tratamentos e dos produtos são em conta, as clientes da sala de espera são muito queridas e as atendentes, apesar de não levarem nem um pouco em conta nenhuma opinião minha, são educadas.
    De qualquer maneira, não tenho intenção de voltar. Não me conformo com 2h de espera apenas para fazerem um corte de cabelo indiferente e encharcarem tudo com aquele creme horroroso.
    Realmente, de “beleza natural” esse salão não tem NADA!
    Pode ser que funcione para algumas pessoas, mas para mim foi um tiro no pé. Sorte que não é caro.

  42. fui no BN pela primeira vez e adorei meus cabelos, só tenho uma coisa a dizer tenho medo assim quando passar tempos indo para o BN e meus cabelos da alguma coisa mais tenho fé em meu senhor deus. meus cabelos era muito vazio, era aqueles cacheados meio liso. fui por BN e demorei uma hora, fui chamada a menina disse que eles estava muitos quebrados pela parte de trás hoje não vejo a mesma coisa.

  43. Acho bom que comentemos e socializemos nossa insatisfação ou satisfação com o serviço oferecido pelo BN. Para ser sincera, nunca gostei do BN. Acho que a falta de opção foi quem me incentivou a ter um cabelo cacheado. Frequento três unidades do BN: Madureira; Campo Grande e Bangu, todos no RJ. Eu sinto indignação ao entrar em um lugar onde “profissionais” que não sabem nada de cabelo, cuidando do cabelo de outras mulheres e ainda se acham o máximo. Você já experimentou fazer uma hidratação ou um corte em um salão diferente do BN? Eu acho ótimo, vc recebe conselhos, um bom creme, um bom corte e sai feliz! Agora ser esculhambada por uma cabeleireira do BN, é demais…até porque elas só são cabeleireiras ali. Qual é o salão que vai admitir, caso um dia ela resolva sair do BN ou for demitida, alguém que só trabalha aplicando um produto, não tem independência naquilo que faz? Acho que a assessoria da Zica é fraca ou simplesmente ela não quer ouvir, mas vale dizer que o cabelo empodera a mulher, ele está diretamente ligado á sedução, alegria, tristeza, sem contar a autoestima, fundamental para que, nós, mulheres, continuemos clientes do BN. O super relaxante não é barato, tampouco os produtos. Vcs já observaram que o BN não vende refil dos produtos? Sempre jogamos a embalagem fora e adquirimos outra. Será que um refil não nos deixaria mais contentes? A natureza também agradece! O preço poderia ficar mais justo, pois não se enganem, nós sabemos procurar produtos que fazem um bom efeito no nosso cabelo. Eu não uso nenhum produto do BN. Observei que se adquire caspa, ressecamento, resultado diferente do prometido. Acho que se a Zica tem uma grande quantidade de mulheres satisfeitas com o resultado, ela não deveria ficar apenas nessa zona de conforto, porém teria de começar a prestar atenção às cacheadas que não estão satisfeitas. Se a Zica tem uma história de vida, nós também temos! Não gosto de relaxar o cabelo e ir pra casa com aqueles cachos que não me deixam bonita. Gosto de ousar, fazer um look, gosto de chegar em qualquer lugar e meu cabelo chegar top! Faço meus experimentos e sei que outras tintas são compatíveis, cremes maravilhosos que podem sair de uma farmácia ou de um site na internet ou até mesmo quando vc viaja e compra em outro país. O BN aprisiona, confina e não trabalha de forma transparente. Se por um lado a estrutura física do instituto é bonita e confortável, por outro o ambiente é péssimo. Uma vez eu fui com o meu marido e ele me perguntou que confusão era aquela! Até briga eu já presenciei em uma das unidades, por conta de serviço mal feito. As conversas entre as “profissionais” são quase caricatas. Elas não interagem com a cliente, fazem uma pergunta ou duas e pronto. Gritam para chamar as colegas que estão lá na outra ponta do salão, vida pessoal, tudo muito desregrado. O papel da gerência é inexistente, pois há um conluio com as cabeleireiras. O meu recado é: “não quero entrar no BN para ser mais uma de cabelo crespo, passar um relaxante, sair com aquele cabelo molhado, cheio de creme, com cheiro ruim. Se vc vai a um salão, minimamente se espera sair com o seu cabelo cheiroso, bem penteado etc. Não se quer que os outros olhem e façam comentários sobre um cabelo esbranquiçado de creme e um cheiro forte”. Imagina quando seu marido vai com vc ao salão e não pode nem colocar a mão no seu cabelo? Vc quer chegar em casa para lavar os seus fios para eliminar aquele cheiro desagradável. Vou parar por aqui, depois escrevo mais. Bjs a todas

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