Manchas no rosto – parte 3: Primeiro ciclo do Peeling 3D

2Finalmente chegou o tão sonhado dia! Depois da consulta inicial (veja o post aqui) e da limpeza de pele preparatória (leia aqui), dei início ao primeiro ciclo do Peeling 3D. Isso porque você faz o tratamento por três dias seguidos (1º ciclo), dá um intervalo e volta a repetir a dose (2º ciclo). A esteticista vai avaliar a quantidade de ciclos, a depender da evolução de cada caso. Cheguei lá na Oroffaciale e Emmanuela me explicou mais um pouquinho do meu tratamento. O Peeling 3D é um peeling químico, ou seja, à base de ácido. Ele é na verdade composto por um blending (mistura) de ácidos e despimentantes. O composto possui os ácidos kójico, mandélico e cítrico, além do despigmentante alpha cerbutin.

A rotina de tratamento dos três dias foi praticamente a mesma. Ao chegar lá, ela fez a higinenização e, em seguida, a hidratação. Ela me explicou que a hidratação é feita sempre, porque melhora a resposta do peeling e não deixa que a pele se fragilize tanto. Quanto mais hidratada a pele estiver, melhor. Por isso, ela faz a hidratação e nutrição em duas etapas. A primeira, com aplicação de um sérum de vitamina C, e a segunda com uma máscara hidratante. Essa etapa é super importante para evitar que o peeling cause mais agressões à pele do que o esperado. Depois vem o tônico, já expliquei a importância dele no outro post, serve para equilibrar o PH da pele.

tratamento manchas - peeling 3d | foto: conversa de meninaEla também tem a preocupação de proteger os lábios, por isso sempre usa uma pomada ou vaselina, para não correr o risco de o ácido tocar os lábios e causar algum tipo de sensibilidade ou irritação. E no meu caso, isso é bem importante, porque tenho manchas bem grudadinhas aos lábios, fazem quase um contorno. Depois de proteger os lábios, ela faz a primeira etapa do Peeling 3D propriamente dito, com a aplicação de um ácido (ácido cítrico + extrato de hibiscus) na região onde as manchas estão mais intensas. Em seguida, vem a segunda fase do Peeling 3D, com a aplicação do composto que descrevi acima.

Como minha pele já é sensível por natureza e bem fina (um dos indicadores é que ela fica bem vermelhinha com facilidade, quando manipulada), ela não potencializou a ação do Peeling 3D. É isso que falo do profissional que não usa fórmulas e analisa a sua pele. A potencialização faz parte do pacote, mas ela conseguiu identificar que era melhor pular esta etapa, pelo meu tipo de pele. Depois da aplicação, fiquei lá por mais uns 20 minutos, porque ela queria observar como minha pele reagiria. Especialmente se ocorreria o chamado “frost”, que é o branqueamento da região, quando o ácido penetra além do previsto, causando uma precipitação de proteínas, provocando uma mancha branca.

tratamento manchas no rosto | foto: conversa de menina

O frost é uma reação comum nos peeling superficiais e pode ser neutralizado tranquilamente, não há motivo para se preocupar. Como não tive nenhuma reação estranha, fui liberada feliz e contente, com um bocado de instruções a seguir sobre os cuidados. Como já mencionei, não vou citar nomes de produtos, porque ela indica os produtos de acordo com o tipo de pele, sensibilidade etc. Para resumir a minha rotina: lavar o rosto após 12h da aplicação do peeling com o sabonete que ela indicou; passar um produto regenerador na pele três vezes até a próxima sessão; usar o filtro solar indicado e reaplicá-lo sempre que usar o regenerador. É bom fazer as sessões no final do dia, para evitar a exposição ao sol e, mais importante, evitar ter de acordar de madrugada para lavar o rosto! Hahaha.

tratamento para manchas ! foto: conversa de meninaDentre os alertas, estão: devo evitar exposição ao sol e calor; não posso ficar no fogão com fogo aceso ou vapor; não posso molhar o rosto com água quente; se eu transpirar, preciso reaplicar o protetor solar; não posso usar secador de cabelo; posso malhar, e se surgirem bolhinhas de água no rosto, é normal, não preciso surtar; preciso ter cautela com a pasta de dente, para não irritar a pele; o mesmo vale para o perfume; tanto a lágrima quanto a saliva podem causar irritação em contato com a pele; não posso coçar; nem arrancar as pelinhas que estiverem descamando; e devo evitar o máximo ficar passando a mão no rosto.

Na prática, com o passar do tempo, a sensação é de que eu coloquei cola tenaz no rosto, sabem? Fica com a sensação de que a pele está durinha, igualzinho quando eu era criança e colocava cola na mão, só para esperar secar e arrancar depois! hahahaha. O ideal é que você vá pra casa depois, porque dá pra perceber que você passou alguma coisa no rosto, tem áreas que ficam um pouco esbranquiçadas do produto. A pele fica sensível, bem avermelhada e um pouco quente. Dá uma sensação de ardor leve, como se você tivesse tomado sol demais e bronzeado o rosto, sabem? Mas não incomoda.

1º dia do ciclo - Foi bem tranquilo. Como fiz a sessão à tarde, tive de ficar acordada até 2h para lavar no horário correto. Lavei, passei os produtos, dormi. A pele ficou bem vermelhinha, em especial na região da bochecha logo abaixo dos olhos. Segui todas as orientações direitinho e não tive problema. Também não descamou.
1º dia do 1º ciclo – Foi bem tranquilo. Como fiz a sessão à tarde, tive de ficar acordada até 2h para lavar no horário correto. Lavei, passei os produtos, dormi. A pele ficou bem vermelhinha, em especial na região da bochecha logo abaixo dos olhos. Segui todas as orientações direitinho e não tive problema. Também não descamou.
2º dia do ciclo - Emmanuela usou uma hidratação diferente, a de maças vermelhas, da Adcos. Tem uma aparência metalizada. Me senti o homem de ferro em versão feminina. A pele ficou um pouco mais sensível, continuou avermelhada. O ardor foi o mesmo, discreto. Como a região da bochecha estava mais vermelha que o restante, Emmanuela poupou essa região. As instruções continuaram as mesmas do primeiro dia. Mas desta vez, fiz a sessão por volta das 17h, o que me permitiu dormir tranquilamente e só lavar o rosto de manhã, ao acordar. No início fiquei sem jeito pra dormir, porque costumo deitar de lado, fazendo o braço de travesseiro, e o rosto estava com o ácido. Mas peguei no sono e foi-se. Acordei, lavei o rosto, tudo normal. Começou a descamar um pouco, no queixo.
2º dia do 1º ciclo – Emmanuela usou uma hidratação diferente, a de maças vermelhas, da Adcos. Tem uma aparência metalizada. A pele ficou mais sensível e bem mais avermelhada. O ardor foi o mesmo, discreto. Como a região da bochecha estava mais irritada, ela poupou essa região. Fiz a sessão por volta das 17h, o que me permitiu dormir tranquilamente e só lavar o rosto de manhã. No início fiquei sem jeito pra dormir, porque costumo deitar de lado, fazendo o braço de travesseiro, e o rosto estava com o ácido. Mas peguei no sono e foi-se. Acordei, lavei o rosto, tudo normal. Começou a descamar um pouco, no queixo.
3º dia do ciclo - A terceira sessão transcorreu naturalmente. Esta foi a última sessão do primeiro ciclo e agora vou dar um intervalo de uma semana, para retomar o tratamento, utilizando alguns produtinhos em casa nestes dias. Na manhã seguinte ao terceiro dia, a descamação aumentou, a vermelhidão também. Mas já senti bastante diferença em relação às manchas.
3º dia do 1º ciclo – A terceira sessão transcorreu naturalmente. Esta foi a última sessão do primeiro ciclo e agora vou dar um intervalo de uma semana, para retomar o tratamento, utilizando alguns produtinhos em casa nestes dias. Na manhã seguinte ao terceiro dia, a descamação aumentou, a vermelhidão também. Mas já senti bastante diferença em relação às manchas.

Beijocas, amores, espero que estejam gostando de acompanhar minha sina pela pele mais bonita e saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *