Asma, saiba o que é e como tratar

asmaSalvador é uma cidade litorânea e como tal, tem clima aprazível, certo? Mais ou menos. Durante o verão sim, mas no inverno, por aqui fica bem abafado. A capital baiana, devido a poluição (lixo, canais de esgoto sem tratamento, CO2 lançado pelos canos de escapamento da frota de mais de 600 mil veículos) e também por conta do processo de verticalização descontrolada graças a especulação imobiliária, vive dias de inversão térmica desde o ínicio da semana. O ar não circula, a atmosfera é sufocante. Se para as pessoas comuns, a sensação é de que não tem oxigênio suficiente para respirar, penso nos asmáticos, como eu, e em como é dificil absorver a nossa porção de ar de cada dia. Os cientistas que pesquisam o aquecimento global, inclusive, investigam a relação do agravamento do clima no planeta com o aumento da incidência de asma (veja mapa abaixo, mostrando os países afetados pela doença).  

Adultos e crianças alérgicos costumam ter muitas crises durante o período de outono/inverno. É nessa época do ano que as clínicas, hospitais e postos de saúde ficam lotados de pacientes em busca da nebulização salvadora.

Como problema alérgico, a asma exige acompanhamento frequente e não apenas nos períodos de crise. Praticar esportes que melhorem a capacidade pulmonar, como a natação, é uma forma de prevenir recaídas severas. Além disso, há que se manter um rígido controle ambiental dentro de casa, retirando de perto do asmático tudo o que pode desencadear as crises. Poeira, mofo e ácaro são nossos inimigos de morte. Por isso, tapetes, cortinas, pelos de animais, tudo isso precisa ser mantido bem longe. Arejar a casa é preciso, mantê-la sempre limpa indispensável.

Veja o mapa que mostra a incidência da asma no mundo
Veja o mapa que mostra a incidência da asma no mundo

Saber o que provoca as crises de falta de ar é um passo importante na prevenção da doença. O asmático é um paciente crônico. Significa que ele não vai se livrar da asma, mas pode aprender a controlá-la, para garantir assim uma qualidade de vida melhor e evitar que a doença evolua para seus quadros mais graves. A asma é uma doença que requer tratamento e acompanhamento. Pode levar à morte se não for tratada da maneira adequada.

A intenção deste post não é prescrever tratamentos, primeiro porque não sou médica. Segundo, porque aconselho que o asmático tenha disciplina consigo mesmo e busque a ajuda do seu médico para o acompanhamento. Mesmo quando não estiver em crise, é preciso fazer a manutenção do tratamento. Se você é adepto da medicina natural, ainda melhor, busque seu homeopata ou naturopata para que ele cuide de você enquanto é verão. Não espere o inverno e as crises chegarem para correr ao posto de saúde.

asma-2Se você confia mais na alopatia, então o pneumologista vai saber indicar que medicamentos usar para prevenção. Não se automedique nunca! O pior risco para um asmático é ingerir medicamentos que podem piorar o seu quadro clínico. Remédios sem receita ou passados para outra pessoa, nem pensar! Cada asmático tem uma forma de desenvolver a doença no próprio organismo, a dosagem de remédios é personalizada e atende as necessicidades de cada paciente. Boa parte do tratamento alopático é feito com corticóides e esse tipo de substância precisa de controle para ser administrada, pois provoca efeitos colaterais.

Existe um histórico da sua doença com o seu médico, se trocar de médico, leve seu histórico com você, principalmente se as suas crises começaram desde bebê. É no histórico que está dito tudo o que você já usou em termos de tratamento, qual é o grau da sua asma, se leve, média ou grave, se você apresentou alergia a alguma substância. Até mesmo se a sua manifestação da doença permite que faça natação, pois há casos e casos.

Para ajudar outros asmáticos a entender a doença, reuni alguns links de bons sites que explicam o que é a asma e como é possível tratá-la. Confiram:

>>Asma – o que é
>>Asma: ABC da Saúde
>>ABRA – Associação Brasileira de Asmáticos

…………………………………
INVERSÃO TÉRMICA EM SALVADOR; o que saiu na imprensa:

>>Inversão térmica pode ter provocado mau cheiro em Salvador
>>Pesquisador critica falta de monitoramento do ar
>>Órgãos de meio ambiente não cumprem lei anti-poluição
>>Inversão térmica será dispersada pela chuva
…………………………………….

CURIOSIDADES:

>>Conheça alguns asmáticos famosos:

O lider revolucionário Ernesto Che Guevara

Os ex-presidentes americanos Theodore Roosevelt e John F. Kennedy

O czar da Rússia Pedro, O Grande

Os compositores Vivaldi e  Beethoven

Os diretores de cinema Martin Scorcese, Charles Chaplin e Orson Welles

As atrises Liza Minelli, Sharon Stone e Elizabeth Taylor

Os músicos Alice Cooper e Kenny G.

Os escritores Charles Dickens e Marcel Proust

O astrônomo Galileu Galilei

2 comentários em “Asma, saiba o que é e como tratar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *