Pilates: Tirando as dúvidas dos leitores e seguidores

PIlates no Fit Studio SalvadorDesde que comecei a fazer pilates e publicar posts e fotos, comecei a receber muitas perguntas de leitores, a respeito do método. Várias dúvidas envolvem questões que desconheço, então pedi às fisioterapeutas e instrutoras de pilates lá do Fit Studio Salvador, Adriana Oliveira e Livia Torres, para responderem os questionamentos de vocês. Vou fazer blocos de dez perguntas para os posts não ficarem muito longos, tá bom? Também adaptei um pouco as perguntas, para deixá-las em um padrão que facilite a compreensão por todos que lerem.

Se sua pergunta não apareceu aqui, estará no próximo post (clique aqui para acessar). E se você tem alguma dúvida, é só me mandar, que vou buscar as respostas pra vocês. E quero agradecer de coração às fisios do Fit Studio, pelo carinho com minhas leitoras e pela disponibilidade em dedicar um tempinho para responder as questões. Vamos lá!

1.Tenho problema na coluna, mas percebi que sempre faço os mesmos exercícios que todo mundo lá no lugar onde faço pilates. É isso mesmo? Os exercícios são os mesmos pra todo mundo? (Eliana) – Olá, Eliana. Depende da metodologia do lugar. No Fit Studio fazemos um trabalho individualizado, as turmas têm uma média de cinco alunos, mas cada um faz exercícios apropriados a sua condição e de acordo com seus objetivos.

2. Sofri um acidente de carro e perdi parte do meu braço. Eu posso fazer pilates? É recomendado pra pessoas como eu? (Luciano) – Sim, Luciano, você pode praticar pilates. Existem exercícios que você podePIlates no Fit Studio Salvador fazer sem usar os braços, específicos para outras regiões como abdômen, membros inferiores e troncos, e pode até exercitar o coto.

3. Sinto muitas dores nas costas, já fui ao médico e os exames não deram nada. O pilates pode me ajudar? (Glória) – Sim, Glória. É comum a presença de queixa álgica sem achados nos exames. Alguns fatores podem ocasionar essas dores, como a má postura e até fatores emocionais. O Pilates ajuda, porque ele trabalha corpo e mente, promovendo melhora na respiração, ajudando na ansiedade e no combate ao stress, além de corrigir a postura corporal.

4.Tenho crises de labirintite e acompanho no blog que muitos exercícios exigem equilíbrio. Eu poderia fazer também? Já cai algumas vezes e tenho muito medo! (Soraia) – Sim, Soraia, os exercícios são feitos de acordo com o condicionamento de cada paciente. Se você apresenta uma “limitação”, você fará exercícios que não te exponham a riscos e que melhorem essa “limitação”, te ajudando a ter mais independência no dia a dia.

PIlates no Fit Studio Salvador5. Meu filho de sete anos é hiperativo e ouvi dizer que o pilates pode ser uma boa indicação para melhorar a concentração. É verdade? (Alessandra) – Oi, Alessandra! O pilates é indicado para crianças a partir dos oito anos ou desde quando ela já atenda comandos. Os exercícios do Pilates exigem concentração, e com as crianças mesclamos os exercícios com brincadeiras e atividades lúdicas para que elas se concentrem.

6. Queria enrijecer os músculos, e não tenho paciência pra musculação. O pilates também serve pra isso? (Sofia) – Sim, Sofia. O pilates promove o enrijecimento, alongamento e fortalecimento muscular. É uma ótima opção para quem não gosta da musculação.

7. Homens são comuns nas turmas de pilates? Tenho vontade de fazer, mas tenho vergonha. (José Carlos) – Olá, José Carlos, os homens estão cada vez mais adeptos ao pilates. Durante muito tempo foi disseminada a ideia de que pilates era coisa de mulher e idoso, mas hoje isso já caiu por terra. O pilates tem exercícios que exigem força, coordenação e equilíbrio, desafiando o praticante, o que tem conquistado cada dia mais adeptos do sexo masculino. Lá no Fit Studio, por exemplo, temos muitos alunos homens, crianças, jovens, adultos e idosos.

PIlates no Fit Studio Salvador8. Quero fazer uma atividade física que mexa meu corpo, mas que promova relaxamento. O pilates é assim? (Maria de Fátima) – Oi, Maria de Fátima! Sim, o pilates é assim. À medida em que você trabalha a respiração, associada aos exercícios do método, vai alcançando também o relaxamento. Um dos princípios do pilates é exatamente trabalhar corpo e mente associados.

9. Vejo alguns exercícios e acho que nunca vou conseguir fazer. Qualquer pessoa é capaz de fazer esses malabarismos do pilates? (Melinda) – Olá, Melinda. Sim, qualquer pessoa é capaz de fazer os “malabarismos”, mas é claro que cada uma tem seu ritmo e isso requer treino. Sem contar que, às vezes, algumas adaptações são necessárias para que o objetivo seja alcançado.

10. Quais os benefícios que o pilates proporciona? (Andrea) – Oi, Andrea. O Pilates é considerado hoje uma das melhoras práticas para a pessoa que quer aperfeiçoar e condicionar os músculos do corpo, prevenir doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação, prevenir lesões, melhorar a concentração e amenizar dores. Os benefícios, portanto, são inúmeros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *