Pilates: Tirando dúvidas – Parte 2

pilates | foto: conversa de meninaOi, meus amores, esta é a segunda parte das perguntas que tenho recebido pelo blog e redes sociais sobre o pilates. As perguntas foram respondidas pela instrutora de pilates e fisioterapeuta Adriana Oliveira, sócia-proprietária do Fit Studio Salvador. Estou dividindo as perguntas em blocos de dez, para não ficar muito cansativa a leitura. Mas sempre vou colocar os links de umas nas outras, tá? Se sua dúvida ainda não foi respondida nos posts, é só deixar um comentário ou enviar pelas redes sociais, que peço a Adriana para responder. Vamos lá!

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>> Tirando dúvidas – Parte 1

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1.Faço musculação há dois anos, mas não gosto. Estou acompanhando os posts e vejo que o pilates tem muitos exercícios que trabalham a musculatura. Eu posso trocar a musculação pelo pilates? Terei algum prejuízo? (Milena) – Milena, o Pilates vem sendo uma opção para as pessoas que não gostam de musculação. No Pilates você fortalece, enrijece, tonifica os músculos, além de alongar a musculatura e trabalhar postura e respiração. Quanto a ter prejuízo, você deve conversar com um instrutor de pilates sobre quais são os seus objetivos.

2.Acho lindas as posições dos exercícios, tem muita acrobacia. Quanto tempo demora para eu conseguir fazer os exercícios mais difíceis? (Analu) – Oi, Analu! Você vai evoluir nos exercícios gradativamente, não temos como precisar um tempo, pois depende da sua condição física e da sua evolução.

3.Tenho uma dúvida. Observo que os exercícios do pilates não se repetem muito. Isso não é ruim, não? Como vou conseguir um corpo melhor se não trabalho os mesmos músculos com frequência? (André) – Olá, André! Verdade, os exercícios no Pilates não se repetem muito, mas isso porque temos diversas formas de trabalhar o mesmo grupo muscular sem precisar utilizar o mesmo aparelho ou fazer o mesmo exercício em todas as aulas.

4.É verdade que o pilates é bom para quem sofre muito com o estresse? (Joseane) – Sim, Joseane! Geralmente, as pessoas que sofrem muito com o estresse são ansiosas e não respiram corretamente, têm dificuldade de concentração, e no Pilates trabalhamos a respiração, os exercícios necessitam de concentração, há uma conexão mente-corpo, para que se recrie ou adquira uma consciência corporal, sem contar a interação com as outras pessoas da turma, pois algumas vezes podemos fazer exercícios em dupla.

5.Tenho tendinite recorrente nos punhos, porque trabalho muito tempo digitando. O pilates pode ajudar ou é contraindicado? (Alexia) – Alexia, o Pilates ajuda com certeza, pois promove o fortalecimento, além do alongamento da musculatura, sem contar a melhora postural e melhora da consciência corporal, que vai ajudar a melhorar a sua condição.

pilates | foto: conversa de meninan6.Já ouvi falar que o pilates pode atrapalhar o crescimento e desenvolvimento da criança, que pode atrofiar os músculos. É verdade isso? (Sérgio) – Sergio, o Pilates visa a trabalhar preventivamente ou na reabilitação de qualquer acometimento muscular, motor e/ou postural. Desta forma, não teria como atrapalhar o desenvolvimento da criança, atrofiando seus músculos, uma vez que o objetivo é justamente o contrário. Diferente da musculação, no pilates a resistência é feita por molas e pelo peso do próprio corpo, e estamos sempre trabalhando o alongamento e a consciência corporal.

7.Quantas vezes na semana é indicado pilates para quem está começando? Se eu fizer um dia apenas vou sentir resultados? (Julianne) – Julianne, você pode fazer o pilates até todos os dias, vai depender da sua disponibilidade de tempo e objetivo. Geralmente indicamos 2 a 3 vezes por semana, para que o nosso cliente tenha um resultado bom. 1 vez na semana é pouco, os resultados logicamente vão demorar um pouco mais a aparecerem mas vão aparecer, com certeza. Costumamos dizer aos nossos clientes que se eles só podem 1 vez, que iniciem assim, pois é melhor do que ficar alimentando a desculpa.

8.Fiz pilates em um lugar onde o instrutor era educador físico. Nos posts do blog sempre fala que os instrutores são fisioterapeutas. Fiquei com medo de ter feito algo errado que me prejudique futuramente, porque não fiz com fisioterapeuta. E agora? (Eliane) – Eliane, educadores físicos também podem fazer a formação em Pilates. Ás vezes, a dinâmica da aula que muda um pouco, a depender do objetivo do cliente, porque os fisioterapeutas têm uma visão mais ampla com relação a prevenção, reabilitação…

9.Preciso muito emagrecer, mas não gosto muito de atividade física. Achei o pilates legal, queria tentar. É indicado para emagrecimento também? (Samira) – Samira, o Pilates sozinho não vai te fazer emagrecer, assim como nenhuma atividade sozinha. É preciso que você queira emagrecer e junto com a atividade (que pode ser o Pilates) você faça uma dieta. Quando o objetivo do cliente é o emagrecimento, nós acrescentamos exercícios que ajudem nesse processo aqui no Fit Studio Salvador.

10.Quem tem hérnia de disco pode fazer pilates? (Helen) – Helen, com certeza! O Pilates é indicado para quem tem hérnia de disco. O trabalho no Pilates é direcionado ao objetivo do cliente, e os exercícios começam do básico e vão evoluindo de acordo com a sua resposta muscular.

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