Procedimentos estéticos – Sessão 3: Respondendo perguntas

E cá estou para falar de mais uma sessão de meus procedimentos estéticos. Nesta terceira sessão, fiz a eletrolipólise e a carboxiterapia. Já falei dos dois procedimentos neste link. A diferença foi que, desta vez, fiz na região dos flancos, aquela gordurinha lateral do abdômen, e fiz a carboxiterapia depois da eletrolipólise, não fiz os dois associados. Então posso agora falar de minhas sensações exclusivamente com a carboxi. Gente, eu não senti absolutamente nada, além da furadinha da agulha. É normal sentir um ardor no lugar da aplicação, mas eu não senti nadica de nada. Faria todo dia, tranquilamente! Outra coisa, algumas meninas me perguntaram como fica a pele logo após a sessão com as agulhas. Tirei foto pra vocês verem.

Eletrolipólise e carboxiterapia | foto: conversa de meninaMas neste post eu vou colocar as respostas das perguntas que recebi pelo blog, instagram, twitter, whatsapp e facebook, relacionadas a tratamentos estéticos em geral. O bacana é que vai esclarecer as dúvidas de um monte de gente, porque tem umas perguntas bem legais. Tamara e Taize, que são as fisioterapeutas que me atendem lá na SpaFisio responderam tudo, com o maior carinho e cuidado. Quero aproveitar para agradecê-las por dispensarem esta atenção com o blog!

Esses são meus dois anjos lá da SpaFisio, que estão cuidando de mim: Tamara e Taize
Esses são meus dois anjos lá da SpaFisio, que estão cuidando de mim: Tamara e Taize

Obrigada, meninas!!!

Vamos lá:

Qual a diferença entre a eletrolipólise e criolipólise? Quando optar por um ou pelo outro? Qual o melhor? (Clarissa) – Olha Clarissa, a eletrolipólise ou eletrolipoforese, como também é conhecida, é um tratamento que usa corrente elétrica bidirecional de baixa frequência por volta de 25hz, para reduzir a gordura localizada. A eletricidade é usada para estimular a lipólise, processo de quebra de gordura, provoca mudanças fisiológicas nas células adiposas e aumenta seu metabolismo, acelerando o gasto calórico. Ela também incrementa o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação no local. A sessão tem duração geralmente de 30 a 50 minutos, e é preciso em torno de 10 sessões para obter um resultado significativo. A aplicação da eletrolipólise pode ser administrada de duas maneiras: uma das técnicas é feita com agulhas, que são introduzidas embaixo da pele, conduzindo a eletricidade diretamente para o tecido adiposo, dessa forma ela atua de forma mais significativa na redução de medidas. Já o método sem agulhas utiliza eletrodos de silicone, um condutor de baixa resistência, que são posicionados na região do corpo a ser trabalhada e presos com uma cinta elástica.

A criolipólise é um tratamento mais recente, comparado a eletrolipólise, e não é invasivo. Ele se baseia no arrefecimento controlado dos tecidos a tratar, até altas temperaturas entre os 2ºC e os 10ºC negativos, provocando a inflamação e consequente destruição das células adipócitos. É possível perder 25% da gordura localizada em uma única sessão. Este método foi apresentado por um grupo de investigadores da Harvard Medical School, em 2010, e aprovado pela FDA. Este grupo descobriu que a aplicação de temperaturas negativas nos adipócitos (células de armazenamento de gordura) leva à sua desagregação e, consequentemente, à metabolização da gordura libertada pelo sistema linfático. Esta técnica foi considerada revolucionária, pois, até então, se acreditava que o modo mais eficaz de tratar a gordura localizada seria pelo aquecimento dos tecidos. A aplicação da criolipólise é administrada da seguinte forma: posiciona o aparelho sobre a parte do corpo a ser tratada. Uma manta umedecida é colocada na superfície da pele para protegê-la. A máquina promove então uma sucção a vácuo da pele entre dois painéis. A pele tracionada é congelada durante cerca de uma hora, a gordura sofre cristalização, as células adiposas são destruídas e posteriormente eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático.

Posso fazer a sessão no período menstrual? Se eu menstruar durante o tratamento, tem alguma contraindicação? (Virgínia) – Quando a mulher está no período menstrual, ela tende a ficar mais sensível. Mas não há contraindicação.

Quero perder gordura localizada na barriga e gordurinhas laterais, qual a melhor opção de tratamento?  (Camila) – Olha, Camila, temos no mercado diversos tratamentos para redução de medidas. É preciso antes fazer uma avaliação, para que o profissional possa chegar a um diagnóstico personalizado e traçar um melhor e mais apropriado tratamento.

Qual a melhor opção de tratamento para quem quer perder a aparência de casca de laranja no bumbum e posterior da coxa? (Camila) – Camila, existem diversos tratamentos para o combate às fibro edema gelóide (as famosas celulites). É preciso antes fazer uma avaliação, como dito acima. Hoje nós temos um método inovador que é a Criofrequência, que é a soma da criolipólise (-10°), com a corrente eletromagnética de 1.050watts de potência, ocorrendo assim o choque térmico, desestabilizando o metabolismo local, proporcionando a estimulação da produção do colágeno e das fibras de elastina, gerando assim um 3° efeito fisiológico. Ele tem umas ponteiras que vão até 10° negativos enquanto por dentro ele faz aquecimento, ocorrendo assim vasodilatação, facilitando a eliminação de toxinas e melhorando a oxigenação do tecido. O tratamento é de apenas oito sessões, vale ressaltar que na primeira sessão já temos ótimos resultados, chegando à satisfação do cliente na quarta sessão.

Dica importante para evitar a proliferação das celulites: É importante reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Trocar o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Na hora de preparar os alimentos, deve-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão, que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.

Tem idade mínima para começar a fazer tratamento estético? (Bruna) – Não há idade mínima para que sejam feitos os procedimentos estéticos (faciais e os corporais). No entanto, a procura por esse método começa por volta dos 14 anos.

Tenho uma cicatriz na área abdominal, resultado de uma cirurgia. Isso impede que eu faça tratamento estético pra reduzir a gordura da região? (Letícia) – Olha, Letícia, não há contraindicação. A sua cicatriz provavelmente fica na pele mais superficial. A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a primeira e mais superficial, a epiderme, e posteriormente a derme. Abaixo da derme que encontramos o tecido subcutâneo, conhecido também como tecido adiposo subcutâneo.

Meu marido tem vontade de fazer tratamento estético para perder gordura localizada, mas fica envergonhado por achar que tratamento estético é algo feminino. Tem alguma restrição para os homens? (Jaqueline) – Não tem restrição alguma, e cada vez mais isso tem mudado. Muitos pacientes homens vêm por indicação do amigo, é a principal causa do aumento da demanda masculina. Atualmente eles já correspondem a cerca de 10% da clientela da SPAFISIO. Embora o homem não seja maioria em templos de estética, sua presença vem crescendo. Muitos lugares oferecem cuidados voltados para um público unissex, como é o caso da nossa clínica.

Vocês fazem pacotes? Quanto custa hoje fazer um tratamento pra perder gordura localizada? (Ana Maria) – O tratamento é individualizado, você faz a avaliação com um profissional e a partir daí seu tratamento personalizado é traçado.

Tenho muita celulite e estria. Tem algum tipo de tratamento estético que possa dar um jeito nisso? (Eliana) – Com certeza. Temos a carboxiterapia, excelente para a produção do colágeno e elastina, para melhorar a aparência da pele e tratar as estrias. Temos também a criofrênquencia, que já foi mencionada antes, o Heccus, dentre outros. O que vai determinar o seu tratamento é a avaliação.

Depois que eu terminar o tratamento, a gordura volta? O resultado é definitivo? (Alice) – Os resultados são definitivos desde que alguns cuidados e hábitos sejam tomados, relacionados à alimentação, prática de atividade física, ingestão de água etc.

Eu sou magrinha, não sofro com gordura localizada, nem flacidez, mas ouço muito falar dos benefícios da drenagem linfática. Eu também posso fazer? Ou só quem quer perder peso? (Adrianna) – A drenagem linfática é uma grande aliada para as mulheres. Ela atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea. As mulheres costumam passar por quedas das taxas hormonais em vários momentos da vida, com a menstruação, TPM, gestação e menopausa. Trabalhando a circulação sanguínea por meio da drenagem linfática, é possível normalizar um pouco melhor essas taxas hormonais, melhorando o bem-estar e ganhando mais qualidade de vida.

Se eu fizer tratamento estético corre risco de eu ficar com uma aparência feminina? (João) – De maneira alguma João; o tratamento é unissex.

Eu estou grávida de quatro meses? Posso fazer algum tipo de tratamento estético? (Juana) – Pode sim, Juana, a depender do que você está à procura. Alguns tratamentos estéticos têm essa contraindicação.

Se eu começar a fazer tratamento estético, vou ter que fazer a vida toda? (Bruna Vitória) – Não necessariamente, Bruna. Depende de vários fatores, como o seu objetivo, satisfação do resultado, cuidados a serem tomados e hábitos a serem praticados como alimentação, atividade física etc.

Com quanto tempo de tratamento começarei a ver resultado? (Bruna Vitória) – Então, Vitória, cada caso é um caso! Tem tratamento que na primeira sessão você já nota resultado e já tem outro que a partir da quarta sessão você observa algum resultado.

O que é hidrolipoclasia? Ouvi falar que é muito bom. (Karla) – O processo de hidrolipoclasia consiste na injeção de uma solução fisiológica com anestésico, bicarbonato de sódio e adrenalina na gordura, inchando a área a ser tratada. As células de gordura (adipócitos) absorvem o líquido e aumentam de volume, facilitando seu rompimento. Esta explosão que acontece nos adipócitos é adquirida através do uso de ultrassom estético sob a pele, pois as ondas ultrassônicas promovem uma vibração que gera abertura na membrana das células de gordura, com consequente rompimento. Esta gordura fica mais dispersa e pronta para ser eliminada do corpo. Utiliza-se, então, micro cânulas ligadas a um aspirador com grande poder de sucção, de modo a remover a gordura que foi desprendida. Existe também a hidrolipoclasia não aspirativa, realizado da seguinte forma: primeiramente, é injetado soro fisiológico, anestésico associado ou não à substância lipolítica. Em uma segunda etapa, também é utilizado o ultrassom para intensificar a ruptura da membrana celular e mobilizar uma maior quantidade de gordura. A diferença é que não há aspiração após o ultrassom, o que exige um número maior de sessões.

——

É isso, meninas e meninos, espero que tenham gostado do post! Breve tem mais. Beijos.

4 comentários em “Procedimentos estéticos – Sessão 3: Respondendo perguntas

  1. Tomei a pilula do dia seguinte (Diad) .. Dia 20 de julho dae passou-se 3 dias minha menstruação veio normal…. Quando foi em agosto dia 27 ela veio normalmente .. mesmo assim estou com medo pois foi a primeira vez que tomo a pilula do dia seguinte poço esta gravida ? Ou a pilula fez efeito ? Faço o exame ?

    1. Olá, Katia. Se estiver com dúvida sobre uma possível gravidez, você pode fazer o exame para ter certeza. E em seguida, procure sua ginecologista para que ela possa passar um medicamento contraceptivo para você tomar. Beijos e boa sorte.

    1. Olá Joice! Eu não tenho essa informação. Entre em contato com as menina da clínica que eu fiz os procedimentos, que elas vão tirar todas as suas dúvidas. Os contatos estão no post. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *