Receita da Semana: Bolo de laranja com casca

O último post da série Receita da Semana foi publicado em novembro passado. Quase um ano depois, reedito essa troca de figurinhas culinárias. É que existem excelentes blogs gastronômicos na internet (linkamos alguns no nosso blogroll, inclusive) e a nossa pretensão não é concorrer com os especialistas do tema. No entanto, adoro comer, e alguns amigos me perguntaram se eu não ia mais compartilhar minha gula. Atendendo aos pedidos, a série está de volta, com a intenção de ser publicada todos os sábados (tem dia da semana mais propício para a comilança do que o sábado?). Divirtam-se e bom apetite!

O bolo em foto reproduzida do jornal Imagem Real

Selecionei um bolo para reabrir a série. Adoro bolo, sou igual a criança, não posso ver um bolinho. Se tiver café então, a boca até saliva! Essa receita, eu encontrei no jornalzinho do Hospital Português aqui de Salvador, O Imagem Real, que recebo junto com a correspondência jornalística, na redação. A origem dela, porém, é o livro Banco de Alimentos e Colheira Urbana: Aproveitamento Integral de Alimentos, do Sesc-RJ. Aqui em casa, demos uma incrementada na receita, combinando-a com calda de chocolate.

Bolo de laranja com casca

Ingredientes

– 2 laranjas médias

– 3/4 de xícara (chá) de óleo

– 3 ovos

– 2 xícaras (chá) de açúcar

– 2 xícaras (chá) farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– Cinco gotas de essência de baunilha

Modo de preparo

Corte as laranjas em quatro, retire as sementes e a parte branca do centro (deixa a casca e o bagaço). Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos, o açúcar e a baunilha. Despeje essa mistura em uma tigela, acrescente a farinha de trigo mexendo bem e, por último, o fermento, misturando até dissolver. Asse em forma untada e forno pré-aquecido em 180 graus por cerca de 40/45 minutos ou até ficar dourado.

Dica: A receita original dá a dica de, com o bolo ainda quente, despejar sobre ele o suco de duas laranjas adoçado com duas colheres de açúcar. Aqui em casa, levamos essa mistura de suco de laranja e açúcar ao fogo e fizemos uma caldinha caramelizada, para jogar sobre o bolo. Complementando, fizemos também uma calda de chocolate (e aqui fica ao gosto de cada um como prefere sua calda, se com chocolate em pó ou barra de chocolate ao leite), para jogar sobre as fatias de bolo na hora de servir. Nham, nham!

Observação importante: O bolo tem um leve amargor e é bem marcante ao paladar. Quem não gosta de sabores exóticos, talvez não se identifique. Pessoalmente, adoro!

Um comentário em “Receita da Semana: Bolo de laranja com casca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *