Meninas, longe de mim querer que vocês virem “amélias” como aquelas de antigamente, que esquentavam a barriga no fogão e esfriavam no tanque, mas eu, particularmente, adoro cozinhar. Como sempre têm aqueles que mal sabem diferenciar uma frigideira de uma panela de arroz e há ainda os que nem sequer fritam um ovo, sempre surgem aqueles manuaizinhos de culinária que são literalmente uma “mão na colher”. Na medida do possível e do tempo corrido, adoro testar receitas. O lançamento mais recente na área é uma coleção em quatro volumes da Larousse do Brasil, chamada Cozinha Passo a Passo, escrita pela americana Keda Black, que aprendeu a cozinhar com a avó. Vó é o canal quando se trata de aprender a cozinhar de forma gostosa e simples e passo a passo é o método, porque aprender a cozinhar exige uma certa dose de paciência digna de alquimista. A coleção da Larousse tem ao todo quatro títulos: Pratos Básicos, Confeitaria, Chocolate e Cozinha Italiana. O primeiro já está nas livrarias, Pratos Básicos, que é para quem não sabe cozinhar nada, nem água fervida para dissolver nescafé, começar a experimentar a coisa pelo começo mesmo, fazendo receitinhas simples como molhos, um franguinho assado bem tenro, um arroz soltinho e coisas assim, cotidianas e deliciosas.
O volume Pratos Básicos apresenta 80 receitas indispensáveis e ilustradas, passo a passo. Sâo aqueles pratos do dia a dia que nunca saem de moda, adaptados ao gosto atual como carne assada, frango assado, sopa de abóbora … e os novos clássicos como tajine de coelho, mussacá light, variações do molho pesto, entre outros. A coleção atende aos iniciantes, mas também traz umas novidades para os veteranos da gastronomia. Cozinhar é como andar de bicicleta, tem de praticar para ficar craque. As receitas são ricamente ilustradas, com textos curtos e objetivos. Não tem nada pior num livro de culinária do que autor gourmet que começa a falar difícil e deixa você completamente confusa.
Em seis capítulos você passeia pelos pratos clássicos, massas e arroz, carnes, peixes, legumes e sobremesas. Três índices ajudam o leitor na busca por tipo de prato, receita ou ingrediente. Já no glossário, há dicas de como escolher a melhor mozarela, como fazer um chantili, explica-se o que é o Tajine e que para fazer arroz-doce e risoto, por exemplo, é aconselhável escolher o arroz de grão redondo.
O caminho das panelas:
Cozinha Passo a Passo – Pratos Básicos
192 páginas
Autora: Keda Black
Fotografias: Frédéric Lucano
Tradução: Marcos Barboza
Editora: Larousse do Brasil
Preço: R$ 84,00