Os Gatos de Gorete – Resenha do livro

Os Gatos de Gorete | foto: conversa de menina

Um homem é deixado em um orfanato e adotado por uma mulher. Já adulto e cheio de questionamentos pessoais, decide ir em busca de seu passado. Concursado da Prefeitura, com um trabalho monótono no departamento de achados e perdidos de documentos, Gustavo está insatisfeito com sua vida pessoal e profissional e cheio de dúvidas a respeito de sua verdadeira história. O que teria acontecido a sua mãe e seu irmão?

A inquietude o faz tomar uma importante e drástica decisão: pedir licença de seu estável emprego, comprar uma moto e encarar a estrada rumo ao Uruguai em busca de sua família biológica. A partir de algumas poucas informações conseguidas no orfanato em que foi deixado, já que sua mãe adotiva já é falecida, ele decide deixar a Bahia e refazer todo o percurso que sua mãe teria enfrentado há cerca de 25 anos, para tentar encontrá-la.

A narrativa de os Gatos de Gorete, do promotor baiano Maurício Cerqueira Lima, é praticamente toda na estrada, Gustavo vivenciando uma série de experiência sobre duas rodas, encontrando e desencontrando pessoas, encontrando e desencontrando a si mesmo. os gatos de gorete | foto: conversa de meninaO livro é bem estruturado, com uma linguagem simples de ser compreendida e amarrado o suficiente, para que você consiga terminar a leitura no que chamamos de “uma sentada”. Durante todo o tempo, vamos nos perguntando o que vai acontecer ao final e se Gustavo vai conseguir finalmente se bater de frente com sua história.

O livro promove ainda diversas reflexões sobre assuntos que norteiam o nosso dia a dia, como o tempo, Deus, o autoconhecimento. Em um diálogo bem interessante entre Gustavo e um andarilho, somos convidados a uma “viagem” paralela à do personagem, em que estes temas acabam sendo colocados à prova. O desfecho do livro também é bem interessante. No final de que, em qualquer busca que nos empenhemos a fazer, nós nunca saberemos o que efetivamente vamos encontrar. E o que é a vida, afinal?

Ficha técnica:
Os Gatos de Gorete
Autor: Maurício Cerqueira Lima
Páginas: 146
Editora: Baraúna
Média de valor: R$ 38,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *