Receita da Semana: 4 x pãozinho

Sou louca por pão, desde criança. Sei que engorda meninas, mas também sei que é delicioso. Um pãozinho torrado e quentinho de manhã levanta o astral, sem dúvida. Também gosto muito de fazer pão (meter a mão na massa, literalmente). É uma terapia. Amassar, socar, amassar…Pois bem, estava pensando em futucar meus cadernos de guleimas e trazer para vocês dicas de vários tipos de pães (prometo uma receitinha integral, juro, também tenho comiditas lights, mas essa coluna semanal já me deixa com água na boca antes mesmo de chegar no capítulo das “naturebices” dos meus cadernos. Ai meu deus, tem tanta delícia nesse mundo, fico perdida!).  As gostosuras selecionadas para a Receita da Semana desta segunda-feira, porém, são do Moinho Paulista, empresa detentora da marca Nita Alimentos. Fiquei tentada a testar esses pães, não tem nenhum deles nos meus cadernos. Então combinamos assim: vocês testam daí, eu testo de cá e depois compartilhamos as impressões gastronômicas, ok? Minhas dicas de pãezinhos básicos nos caderninhos ficam para uma próxima coluna.

PÃO DO PORTO

Ingredientes:

75 g de fermento para pão

2 colheres (sopa) de açúcar

2 ovos

1 colher (sopa) de sal

2 colheres (sopa) de margarina com sal

400 ml de água morna

1 kg de Farinha de Trigo

Óleo para untar

Modo de Preparo: Numa vasilha, misture o fermento com o açúcar até obter um creme. Em seguida acrescente os ovos, o sal e a água morna. Junte a Farinha de Trigo Nita e trabalhe bem a massa durante 10 minutos até soltar das mãos. Polvilhe farinha em chuveirada. Leve para descansar por 10 minutos, volte a amassar por mais ou menos 5 minutos e deixe crescer até que dobre de tamanho. Modele na forma desejada (redonda). Com a faca, faça 4 leves cortes sobre a massa. Coloque numa fôrma redonda untada com óleo e deixe descansar por 40 minutos. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) e deixe de 30 a 40 minutos, até dourar. Opção: Antes de levar ao forno, você pode pincelar a massa com uma gema de ovo batida e polvilhar gergelim.

PÃO DE ERVAS

Ingredientes:

2 tabletes de fermento biológico (30 g)

1 colher (chá) de açúcar

1 kg de Farinha de Trigo

1/2 xícara (chá) de salsinha picada

1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada

1/4 xícara (chá) de manjericão picado

1/4 xícara (chá) de orégano

Folhas de alecrim e hortelã picadas a gosto

1 xícara (chá) de óleo (200 ml)

3 colheres (sopa) de azeite

1 copo de requeijão cremoso (250 g)

150 g de mandioquinhas, cozidas e espremidas

1 colher (chá) de sal

2 ovos

1 xícara (chá) de água morna (200 ml)

1 gema para pincelar

Modo de Preparo:
Em um recipiente grande, desmanche o fermento no açúcar, mexendo até ficar líquido. Junte a Farinha de Trigo Nita, previamente adicionada de todas as ervas. A seguir, adicione os demais ingredientes. Coloque a água morna, aos poucos, mexendo até obter liga. A seguir, sove a massa até ficar bem lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Divida a massa em 24 partes e modele pãezinhos. Disponha-os em assadeira untada, deixando espaço para crescerem novamente até dobrarem de volume. Depois de crescidos pincele com gema. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média (200ºC), por aproximadamente 30 a 35 minutos. Dica: Experimente polvilhar salsa picadinha sobre os pãezinhos logo após pincelar com a gema. Rendimento: 24 pãezinhos

PÃEZINHOS DE ALHO PARA LANCHE

Ingredientes:

45g de fermento para pão ou 3 colheres (sopa);

1 xícara (chá) de água;

1 xícara (chá) de leite;

1 colher (sopa) de açúcar;

100g de margarina ou 5 colheres (sopa);

3 colheres (sopa) de azeite;

1 colher (sobremesa) de sal;

1 colher (café) de açafrão (opcional);

2 ovos;

1 colher (sobremesa) de alho em flocos ou 1 colher (sobremesa) de alho cru
esmagado;

600g de Farinha de Trigo ou 4 xícaras (chá) aproximadamente.

Modo de Preparo: Dissolva o fermento com o açúcar, junte o leite e os outros ingredientes amassando bem até obter uma massa macia que solte das mãos. Deixe crescer, modele os pães (bolinhas), deixe crescer novamente pincele com gema e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos.

Bem que eu queria o ator Rodrigo Lombardi fazendo pão na minha cozinha...Essa cena aí é da época da novela Pé na Jaca. Bem mais descontraído que o Mauro de Passione

PÃO DE CALABRESA

Massa – Ingredientes:

4 xícaras (chá) de Farinha de Trigo

30 gramas de fermento biológico fresco

1 colher (sobremesa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de óleo

1 gema para pincelar

Recheio – Ingredientes:

2 xícaras (chá) de lingüiça defumada ralada

1 xícara (chá) de queijo tipo catupiry

Modo de Preparo: Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture bem até ficar líquido. Acrescente o leite, o óleo e misture a farinha até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas e deixe crescer por 20 minutos. Misture bem os ingredientes do recheio, feche os pãezinhos e distribua em uma assadeira. Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente.

*Receitas enviadas ao blog pela Matéria Primma – Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *