Receita da Semana: Bolo de milho ultra-rápido

Descobri com uma tia que o milho em lata é muito mais que aquela conserva de colocar em saladas. Um dia, na busca por lanches rápidos (quem tem criança em casa vai entender), minha mãe trocava figurinha com titia via telefone. As duas mantém há anos, o saudável  costume de jogar conversa fora todo santo dia (e haja assunto!). Papo vai, papo vem, tocaram no tema do lanchinho da tarde para o neto. Minha tia então, com um breve “anote aí”, passou para mamãe a receitinha abaixo, que separei para série deste semana. É ainda mais fácil de fazer que a dica da mousse de chocolate que abriu a Receita da Semana, na segunda-feira passada. Testem e depois me digam se gostaram, porque meu filho, ao menos, é louco por esse bolo…

BOLO DE MILHO ULTRA-RÁPIDO DE TITIA:

Milho em lata você pode usar o de sua preferência, mas se quiser encarnar o espírito 100% natural, use o milho debulhado da espiga, depois de pré-cozido (só não deixe ficar muito molenga no cozimento)

5 ovos inteiros
1 pitada de sal à gosto
1 lata de leite condensado
100 gramas de coco ralado (pode ser o coco seco natural ou aquele pacotinho que vende no supermercado. Com o coco natural fica mais gostoso, mas o coco de pacote resolve e é beeeem mais prático)
1 lata de milho-verde escorrida (ou seja, sem aquele caldinho da conserva. Você também pode usar milho legítimo, cozido e debulhado. Mais uma vez, o milhinho de lata é prático e o bolo fica gostoso do mesmo jeito)
1 colher de chá (rasinha) de fermento para bolos

Se escolher forma de bolo daquelas com um buraco no meio, opte pelas mais baixinhas

Coloque todos os ingredientes acima, menos o fermento, no liquidificador, e bata bastante, até ficar homogêneo. Depois, despeje a mistura numa vasilha e acrescente o fermento, aos poucos, mexendo bem, até dissolver todo. Cuidado para o fermento não empelotar e fazer aqueles gominhos. Unte uma forma de bolo (daquelas com buraco no meio ou aquelas assadeiras redondas e baixinhas), com margarina, e polvilhe com farinha de trigo. Por fim, despeje a mistura na forma e leve ao forno pré aquecido (em 180 graus) até assar. Demora mais ou menos uns 4o minutos assando, mas você pode deixar ficar douradinho na parte de cima antes de retirar do forno. Espere esfriar, desenforme e voilá, eis o lanchinho.

Pessoalmente, adoro colocar o bolo na geladeira, numa das prateleiras de baixo, que só resfriam, antes de comer. Acho geladinho ainda mais gostoso. É ótimo para acompanhar um café ou chá da tarde. Para a meninada, vale o bom e velho copo de nescau gelado ou chocolatinho quente como acompanhamento.

Um comentário em “Receita da Semana: Bolo de milho ultra-rápido

  1. Meninas, esse bolo parece muito bom mesmo, deu até água na boca! Crianças adoram e que adulto em sã consciência rejeita?
    Aproveito para dizer que indiquei o Conversa de Menina no BlogDay e espero que mais leitores e leitoras apareçam e se deliciem com os posts!
    Bjins e até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *