Dieta 2: atendimento e primeira semana

nutricionista camila avelar | foto: conversa de meninaOi, meus amores! Tudo direitinho com vocês? Como já comentei aqui e também nas redes sociais, estou fazendo  acompanhamento nutricional com a nutricionista Camila Avelar (clique aqui para ler o primeiro post). No post anterior, contei minhas impressões da consulta inicial para a elaboração da dieta. Hoje vou contar sobre o retorno com os exames médicos e como foi a minha primeira semana da nova rotina alimentar.

De antemão, é importante destacar que Camila Avelar é nutricionista funcional, mas o que significa isso? A própria Camila explica: “Analisamos o indivíduo de forma integrada, considerando sua individualidade bioquímica, avaliando cada sistema orgânico e seu funcionamento, buscando as causas da alteração de peso e de outras desordens orgânicas. Também levamos em consideração aspectos genéticos, comportamentais e busca uma conduta assertiva que ajude no tratamento das doenças e desordens metabólicas, promovendo reeducação alimentar para resultados duradouros”.

Por isso, cada atendimento toma seu próprio rumo, de acordo com as demandas e necessidades do paciente. Mas o que é comum nesta consulta inicial realizada por Camila é o estudo criterioso de cada paciente. Isso inclui a avaliação nutricional e dietética, o rastreamento metabólico e a busca de sinais e sintomas. Sem contar o longo diálogo para que seja possível compreender hábitos, rotinas e aspectos comportamentais do paciente. Minha consulta, por exemplo, durou cerca de duas horas!

Quando voltei ao consultório de Camila, com a tal bateria de exames embaixo do braço, fiquei um pouco assustada com a avaliação geral. Sou daquelas pessoas que faz revisão todo ano e sempre teve uma resposta positiva dos exames, tirando uma bobagem ou outra. Mas desta vez, foi um pouco diferente, porque Camila havia passado exames que nunca tinha feito na vida! Não vou expor os resultados, mas posso dizer que surgiram várias alterações.

exames | foto: conversa de meninaEntão neste primeiro mês, o planejamento alimentar foi pensado para reequilibrar o meu organismo e restabelecer a saúde, levando em consideração as minhas necessidades metabólicas e meus hábitos de vida. Camila usou uma expressão que define bem esse meu momento: “organizar a casa”. Isso porque é fundamental equilibrar meu metabolismo para que eu possa alcançar meus objetivos. E sempre considerando aquela teoria que ela me explicou na primeira consulta, de que peso é sintoma, não causa.

Primeira semana de dieta

Comecei minha dieta no dia 10 de julho de 2016 e este post foi escrito uma semana depois. Meu plano alimentar inclui frutas, legumes, verduras, poucos carboidratos e açúcares, redução dos industrializados. Além de sementes e vitaminas formuladas, para atender aos meus déficits.

dieta | foto: conversa de meninaOs primeiros dias foram tranquilos. Essa é a primeira vez que começo uma dieta e não sinto dores de cabeça, mau humor ou irritação. Não tive crise de abstinência por causa do doce. Mas com o passar dos dias, senti muita falta do açúcar. Especialmente porque minha TPM resolveu se manifestar logo esta semana. Ninguém merece!

Tenho miomas e emendo o anticoncepcional para não menstruar. Só que o remédio não estava segurando a menstruação. A cada três ou quatro caixas, ela acabava descendo. Fato é que este processo ocorreu justo na primeira semana. Mas segurei a onda.

Para saciar a vontade do doce, fiz uso dos alimentos permitidos, como frutas (uva passa, banana, abacaxi) e barrinha de proteína. No final de semana da TPM, senti mais fome (ou é a ansiedade?)  que o normal. Queria comer o mundo, mas me controlei muito! Durante uns três dias, comi um pouco mais que o normal, sempre respeitando as regras do meu plano.

dieta de alane | foto: conversa de meninaUma coisa ruim desta época menstrual é que sinto muita dor, o que diminui bastante meu ritmo de atividade física, energia e disposição. Ainda assim, fiz exercício em casa no sábado, mas no domingo não consegui me mexer de tanta cólica, enxaqueca e inchaço. Estes sintomas ainda persistirão pelos próximos dias, vou tentar me exercitar!

Prometi a mim mesma não me pesar neste mês, esperar pelo retorno. Acredito que vai gerar ansiedade e, quem sabe, desânimo, caso o resultado não seja o esperado. Vamos em frente! E quem quiser acompanhar em “tempo real” inha saga, segue o perfil do blog no instagram: @conversademenina.blog.

Contatos

Como já mencionei antes, sou acompanhada pela nutricionista Camila Avelar. Ela atende na Rua Ewerton Visgo, n° 290, Edf. Boulevard Side Empresarial, sala 806, Caminho das Árvores (o prédio fica naquela rua atrás do Shopping Sumaré, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal). O telefone de contato é o (71) 99154-0434 e o instagram, @nutricionistacamilaavelar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *