Eu tenho recebido muitas perguntas a respeito da minha nova rotina alimentar, sobre como tem sido seguir a dieta, quais as mudanças. Percebi que várias dessas perguntas se repetem, então decidi fazer esse post, reunindo algumas informações sobre o que mudou em minha vida desde que comecei o acompanhamento com minha nutricionista Camila Avelar.
Se ficar alguma dúvida, é só deixar nos comentários, que vou aos poucos criando novos posts para contemplar as dúvidas de vocês. Por enquanto, vou mencionar dez mudanças significativas com a dieta. Vamos lá!
1.Consumo de água: Eu sempre achei que bebia muita água. Isso porque eu consumia água ao longo do dia, mas nunca pensei em quantidade. Quando a gente começa a medir o consumo, percebe que não ingere tanta água assim. Meu consumo de líquidos aumentou bastante desde que comecei a dieta. Hoje bebo pelo menos dois litros de água por dia. Esse é meu consumo mínimo. Normalmente bebo até mais que isso. O que percebi na prática foi a redução da retenção de líquido e a pele muito mais saudável, vistosa, macia. Sensação de hidratada mesmo sem usar cremes.
2.Experimentando mais: Sempre tive muito problema com experimentar novos alimentos ou inserir alimentos que não gosto em minha dieta. Meu paladar não é dos mais exigentes, nunca fui de variar muito a alimentação, muito menos incluir sabores novos na rotina. Aprendi a experimentar. E essa foi uma das principais lições. Quando a gente faz misturas, aquele sabor que não te agrada fica inserido em um conjunto de sabores e não se destaca. A gente consegue ingerir sem nem sentir. Só para exemplificar, vou citar abóbora, abacate, beterraba e gengibre.
3.Comer na rua: Para mim esse é o principal desafio, porque a gente perde completamente o controle sobre a preparação das refeições. Mas nem sempre dá para fugir disso. Eu passei o último mês inteirinho fazendo várias refeições na rua e sem poder preparar a marmita, por conta de um trabalho que deixou a rotina fora de ordem e totalmente dependente de terceiros. Quando for comer na rua, o ideal é preparar sua marmita. Mas se não der, mantenha as escolhas saudáveis, fuja dos molhos industrializados, resista às tentações. Não dá para ter um estilo de vida saudável sem disciplina. Isso é fato.
4.Atividade física: Eu sempre gostei de praticar atividade física, mas essa nova alimentação me deu muito mais disposição e energia. Hoje em dia eu faço várias coisas, gosto de experimentar atividades novas, consigo me desafiar. Quando a gente mantém o foco na dieta e na atividade física, os resultados acabam chegando. Mesmo que seja aos poucos, os resultados aparecem. Cada um tem um metabolismo e um tempo pra o corpo responder às mudanças. Meu ritmo sempre foi lento, mas isso não me desanima. Hoje eu tenho muito mais empolgação e vontade de me exercitar.
5.Autoestima: Essa é a maior mudança pesicológica, minha gente. Quando a gente passa a se cuidar, a nossa autoestima cresce monstruosamente. Até porque, ao perder peso, tudo se ajusta melhor no corpo, a gente acha roupa mais fácil, as peças ficam com um caimento melhor. Eu passei a gostar mais do meu corpo, a cuidar dele melhor, a me olhar mais no espelho, a experimentar roupas novas. Hoje me sinto muito melhor, mais bonita, mais atraente. Não mudei meu estilo, mas consegui inserir peças novas que não usava antes, porque hoje elas caem melhor em mim.
6.Sem sintomas: E essa é a maior mudança física. Todos os meus sintomas desapareceram como numa mágica. Eu tinha muita enxaqueca. Desde que comecei a dieta, ela desapareceu. Não lembro a última vez que senti dor de cabeça. Além disso, meu pré-menstrual era um terror. Eu inchava muito, tinha muita cólica, um mal humor de matar e os miomas causavam um fluxo menstrual mais intenso. Era tão sinistro, que eu usava anticoncepcional continuamente. Sim, eu emendava os comprimidos há muitos anos, para minimizar os sintomas. Depois da dieta, não sinto mais nada.
7.Parei de tomar o anticoncepcional: Pois é. Meus sintomas sumiram ao ponto de me permitirem me livrar do anticoncepcional. Mesmo sem o remédio, não tenho mais inchaço, não sinto nenhuma cólica, meu fluxo menstrual está bem menor (três dias de menstruação e só!) e não tenho mais TPM!! Sim, acabou o mal humor, a vontade de matar um, a instabilidade emocional… Eu costumo dizer que Camila fez um milagre comigo, mudou minha vida absurdamente! E tudo isso, acreditem, só com a alimentação, inserção de chás, suplementos vitamínicos e naturais! Sem remédios, sem bombas, sem nada disso!
8.Unhas e cabelos: Quando fui para a primeira consulta com Camila, uma das minhas queixas foi minhas unhas, que quebravam fácil e não cresciam. Eu não me queixei dos cabelos na época. Com a mudança alimentar, minhas unhas passaram a crescer muito, estão bem mais fortes. Eu hoje em dia corto e lixo as unhas pelo menos duas vezes no mês, porque elas estão crescendo super rápido. E meus cabelos, que estavam estacionados no ombro há séculos, começaram a crescer bastante, já estão no meio das costas. Eu não imaginava o quanto a alimentação poderia mudar esses detalhes. Estou impressionada e feliz com o resultado.
9.Siga seu ritmo alimentar, independente da companhia e evento: não adianta. As mudanças só aparecem se você seguir as orientações da nutricionista. Não dá para seguir o ritmo do namorado, dos amigos, não dá. Vai sair com o boy pra jantar, peça um prato saudável, independente do que ele for comer. Vai para a farra com os amigos, mesma coisa. Manter-se no foco é fundamental. E se você deu uma escapulida, pelo motivo que for, no outro dia levante e recomece. Cada dia é um novo começo, uma nova oportunidade, uma nova chance de voltar ao foco.
10.Cada um faz sua escolha: por fim, vou falar de um fato, uma constatação. Cada um leva a vida que quer! Cada um escolhe a rotina que quer seguir. Ninguém precisa ficar magra, restringir a alimentação se não quiser. O importante mesmo é estar saudável. Se você quer ter um corpo mais escultural, ótimo. Se você está satisfeito com as curvas acentuadas, ótimo também. Não tenho intenção alguma de catequizar as pessoas, ou de cultuar um padrão de corpo. Cultive o corpo que você quer, que você gosta e que te faz bem. Minha intenção é apenas contar a minha história, dividir minha experiência com vocês e mostrar que é possível mudar, se é o que você também quer.
Então é isso, minha gente. Vou continuar minha sina e vou compartilhando com vocês. E me contem também a experiência de vocês. Abaixo vou colocar os links dos outros posts que já coloquei no blog sobre minha dieta e os contatos de minha nutricionista Camila Avelar, que transformou minha vida completamente. Sou muito grata a ela por tudo! Hoje tenho uma rotina de vida muito mais saudável, mais animada e feliz. Muito disso, graças a ela, que além de ser uma profissional competentíssima, é um ser humano como poucos.
Acompanhe minha dieta
>>A primeira consulta com a nutricionista
>>Dieta 2: atendimento e primeira semana
>>Dieta: como foi o meu primeiro mês
>>Dieta: Meu primeiro mês – Resultados
>>Dieta: antes e depois – dois meses
Contatos de Camila Avelar
Sou acompanhada pela nutricionista Camila Avelar. Ela atende na Rua Ewerton Visgo, n° 290, Edf. Boulevard Side Empresarial, sala 806, Caminho das Árvores (o prédio fica naquela rua atrás do Shopping Sumaré, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal). O telefone de contato é o (71) 3483-4636 | 99227-9007.